Ano Bíblico 2020 – 124º Dia: Conhecendo Geena – Mateus 25:41

Leitura Bíblica: Mateus 25:41

— Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. 

Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Onde é Geena? Esse lugar está localizado ao sudoeste de Jerusalém e é conhecido como o Vale de Hinom.

O Vale de Hinom teve uma história bem intrigante. Era o lugar em que o rei Acaz levou o povo de Israel à adoração de Moloque, a quem criancinhas eram sacrificadas no fogo (II Crôn. 28:3.) O rei Josias eliminou a adoração de Moloque e ordenou que o vale fosse para sempre um lugar amaldiçoado.

Jeremias predisse que por causa desse pecado, o Senhor faria do Vale de Hinom o “Vale da Matança”, onde os cadáveres dos israelitas seriam enterrados, até que se não achasse mais lugar para eles, e o restante dos corpos serviriam de alimento para as aves dos céus (Jer. 7:32 e 33.) No tempo de Jesus, o Vale de Hinom se transformara no lugar onde o refugo de Jerusalém era jogado e destruído. Era um tipo de incinerador, onde ocorria uma contínua combustão lenta e de onde saía uma cortina de densa fumaça perpetuamente.

Em outras palavras, o Vale de Hinom ou Geena não era um lugar interessante. Nos tempos do Novo Testamento chegara a ser considerado como um lugar de punição dos ímpios. Por isso, a maioria das versões da Bíblia traduzem Geena, em Mateus 5:22, por “inferno”.

Isso nos mostra um aspecto interessante nos ensinos de Jesus no Sermão do Monte. Os escribas e fariseus não apenas haviam reduzido as exigências da lei, mas também as punições associadas com a transgressão da mesma. Eles diziam que qualquer que cometesse homicídio fisicamente correria o perigo de juízo nos tribunais civis, mas Jesus afirmou que até mesmo aqueles que desprezassem seu semelhante correriam risco de sofrer o fogo do inferno.

Jesus nos leva a sério. E Ele sabe que a vida pode ser destruída por aqueles que fazem fofocas a respeito de outros, aqueles que tratam os outros indiferentemente, e aqueles que são espiritualmente arrogantes.

Jesus não está brincando conosco. Sua mensagem é que precisamos ser tão bondosos, compreensivos e amáveis como é Deus, o Pai. Nós também precisamos evitar o homicídio em todas as suas formas.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *