Ano Bíblico 2020 – 112º Dia: Não Confunda Mateus com Paulo – Romanos 4: 2 – 3

Leitura Bíblica: Romanos 4: 2 – 3

“Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem do que se orgulhar, porém não diante de Deus. Pois o que diz a Escritura? Ela diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Muitas pessoas se inquietam com relação aos ensinos de Mateus acerca da justiça. Como resultado, a fim de escapar da “justiça pelas obras” de Mateus, eles sugerem que aqui Jesus não está falando acerca da “nossa” justiça, mas da justiça de Jesus que nos é imputada.

Muito cuidado aí. Permita que o Jesus de Mateus fale por Si mesmo. Ele não está falando da justiça de Cristo. Está enfatizando a “vossa justiça”. F. D. Bruner está correto quando diz que, conquanto seja louvável a intenção dos que querem ver a justiça de Cristo em vez da nossa sendo abordada em Mateus 5:20, sua posição está em falta com a exegese. Ela não se enquadra no contexto.

Deixe Mateus falar por si mesmo, adverte Bruner. Não tenha pressa de considerá-lo como se fosse Paulo.

Como pode ver, Mateus tem sua própria maneira de ensinar o evangelho. É muito diferente da maneira de Paulo, mas não menos bíblica.

A opinião de Mateus a respeito da justiça, conforme é expressa nos versos 17 a 48 do capítulo 5 e nas Bem-aventuranças, oportunamente nos levará ao Pai em busca de perdão (ver Mat. 6:12) e graça (ver Mat. 19:16 a 20:16). Mateus não está em falta no Evangelho da graça espontânea, mas em Mateus 5:20 ele apresenta a necessidade da “nossa” justiça. Ele está falando do nosso relacionamento para com a lei de Deus, nossa observância da mesma em espírito e verdade.

Mateus e Paulo têm um só evangelho, não dois. Mas como Bruner menciona: “Paulo, de maneira mais abrangente do que Mateus, nos mostra a fonte da justiça divina. Por outro lado, Mateus, de maneira mais clara do que Paulo, nos mostra o alvo da justiça cristã.”

Leitura Complementar

Fé que Cuida – Capítulo 9

Obviamente não postarei os capítulos deste livro aqui no site do Nossas Letras. Cada membro do Clube de Leitura recebeu seu exemplar. Entretanto, indico o link onde você poderá adquirir o exemplar do livro caso queira presenteia-lo.

Link para interagir com o autor. Esta Live aconteceu dia 12.01.2020. E este será o link provisório. Aqui você poderá colocar suas perguntas e o autor as lerá e responderá. À medida que nossa leitura avançar poderemos ver a necessidade de outra forma de interação.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *