“Confiantes e seguros em Deus nestes tempos de Pandemia”

Professor e teólogo Volney Ribeiro
(Mensagem inspirada em um sermão do Pr. Mark Finley intitulado “Como prosperar na crise”)

Programa gravado sábado, 18.04.2020 na Igreja Adventista da Aldeota – Ce. Você pode avançar a mensagem no tempo 48 minutos da gravação.

Transcrição do sermão

Apesar do coronavírus, que está crescendo em proporções epidêmicas em todo o mundo, há um Deus que ainda está no controle. E nós vamos falar sobre isso nesta mensagem. Vamos dar uma olhada neste vírus e sua natureza generalizada. Vamos fazer algumas perguntas difíceis e muito difíceis. Perguntas como: “Onde está Deus em tudo isso? Onde está Deus quando sofremos? Onde está Deus na doença?”

Nós vamos olhar para este vírus no sentido profético. O que isso nos indica com base nos olhos da profecia bíblica? O que Jesus disse? Como a palavra pestilência é usada na Bíblia? E tiraremos algumas ideias daí.

Então, como podemos lidar com o medo neste momento? O vírus está se espalhando rapidamente, mas, no meu pensamento, o medo está se espalhando mais rapidamente. Como você lida com o medo e como ajuda outras pessoas no contexto desse medo? Então, vamos analisar algumas dessas grandes perguntas. Vamos inclinar nossas cabeças em oração e estudaremos a Palavra de Deus juntos.

O vírus, em movimento rápido, está acelerando com uma velocidade vertiginosa em todo o mundo. País após país foi afetado. É muito difícil nos mantermos com as estatísticas o mais claras possível até o momento. Milhares e milhares foram infectados. É difícil acompanhar o ritmo porque os números aumentam a cada dia.

Estamos vendo a vida mudar como a conhecemos. Agora, a Covid-19 é uma cepa do vírus que não vimos antes. Atualmente, não existem vacinas disponíveis no mercado e não há remédio testado cientificamente. Existem algumas coisas que surgiram alguns dias atrás que podem mostrar alguma promessa, mas ainda não há remédios testados de fato.

As fronteiras internacionais foram fechadas. As escolas foram fechadas, e os alunos agora estão online. Cinemas, parques de diversões, locais de entretenimento, todos fechados. As empresas mantêm seus trabalhadores, em muitos casos, trabalhando em casa. Em muitos países, restaurantes e centros de entretenimento social foram fechados.

Quando você olha realmente o que está acontecendo em nossa sociedade hoje, observa que é sem precedentes, absolutamente sem precedentes o que estamos vendo. Agora, as ramificações econômicas são significativas. Há muitas pessoas que preveem que os níveis de desemprego aumentarão dramaticamente.

Relatório de coronavírus na mídia cria medo para milhões de pessoas. Então, aqui está a pergunta: como podemos estar cheios de esperança, não de medo? Onde está Deus nisso tudo? São julgamentos de Deus ou são apenas acontecimentos acidentais aleatórios?

O que a Bíblia realmente diz sobre pestilências e pandemias? Como podemos vencer o medo, ser preenchidos e ter esperança em tempos de crise? E, finalmente, é o sinal do fim do mundo?

Deixe-me assegurar-lhe primeiro que Deus não é o autor do sofrimento, enfermidade ou doença. Gostaria que você pegasse sua Bíblia e voltasse ao começo. Porque nunca entenderemos o final, a menos que voltemos ao livro do começo.

No livro de Gênesis, lemos que Deus criou o mundo em seis dias literais. Vamos ver o que a Bíblia diz em Gênesis 1. E se nunca entendermos algo sobre uma controvérsia maior entre o bem e o mal, se não enquadrarmos os desastres, as pestilências, os terremotos, a fome, o fogo, a enchente… se não enquadrarmos todas essas catástrofes, no contexto maior de uma grande controvérsia no universo, acabamos confusos, acabamos não entendendo claramente o que está acontecendo.

Vamos ler Gênesis 1 e depois vamos ao livro de Mateus e profecias do fim dos tempos em Lucas … vamos ao livro de Apocalipse, mas começamos no livro de Gênesis.

Gênesis 1:31: “Então Deus viu tudo o que havia feito, e de fato era muito bom. Assim, Houve tarde e manhã, o sexto dia”.

Portanto, no fim da criação, nenhuma doença, sofrimento, morte, mágoa ou tristeza. Deus olha ao redor do mundo e Deus diz: “É muito bom”. Não é um pouco bom, mas muito bom. O mundo criado por Deus não era um mundo em que a peste se enfurecia; não era um mundo em que as pandemias tiravam a vida das pessoas; não era um mundo em que os seres humanos apresentavam febre, vômito ou falta de ar nos pulmões. Era um mundo em que Deus disse que era muito bom.

Seu plano era que a Terra fosse povoada por pessoas felizes, saudáveis ​​e santas. O pecado é um intruso, e veio ao nosso mundo introduzido por Lúcifer, um anjo caído. Quando Deus criou seres de vasta inteligência, seres de brilho deslumbrante, seres angélicos, Ele lhes deu o poder de escolha, porque tirar o poder da escolha é fazer meros robôs. Tirar o poder da escolha é tirar a capacidade de amar, porque o amor deve vir da escolha.

Um desses anjos, um anjo rebelde, rebelou-se contra Deus. Aquele anjo rebelde veio à Terra, que foi criada perfeito por Deus. Aquele anjo maligno levou Adão e Eva ao pecado, à desobediência a Deus. Ele alegou que Deus é injusto, que Deus era um tirano vingativo, que Deus não tinha o menor interesse deles em vista.

Quando Adão e Eva pecaram, a Bíblia diz que “pecado é separação de Deus”, como resultado disso, eles abriram uma porta que Deus queria para sempre fechada. A porta da doença, do sofrimento, da mágoa e da morte. Porque separados de Deus, somos separados da fonte da vida, da fonte da bondade, da fonte da alegria, da fonte da saúde.

Então veio a doença… Mas quando Adão e Eva pecaram, Deus prometeu que enviaria o Messias. Agora não esqueça: satanás usa doenças, sofrimentos, moléstias, pestilências, desastres naturais, como armas para desacreditar a Deus. Então, quando chega o desastre, quando chega a pestilência, quando chega o terremoto, quando vem a dor e a fome, o que as pessoas fazem, o que dizem? “Onde está Deus nisso tudo?” Elas dizem: “Se Deus é todo-poderoso, por que não impede isso? Se Deus é amor, por que Ele não lida com isso”?

Satanás usa essas armas para desacreditar a Deus. Deus sabia que isso iria acontecer. No Jardim do Éden, quando Adão e Eva pecaram, Ele lhes prometeu algo. Ele disse: “O Messias virá e este Messias revelará como é Deus. Ele revelará para um mundo em espera e para um universo observador como Deus é”. Então, 2000 anos se passam, 3000 anos se passam, 4000 anos se passam, e o Messias vem, Cristo em carne humana.

A Bíblia diz em Lucas 19:10: “O Filho do homem veio buscar e salvar o que está perdido”. Então, Jesus vem. E por que Ele vem? Ele vem para revelar o amor do pai. Toda vez que Jesus toca nos olhos cegos e eles são abertos, toda vez que Jesus toca nos ouvidos surdos e eles passam a ouvir, toda vez que ele toca no braço ressequido de um homem e ele é curado, toda vez que ele faz com que o coxo pule e corra novamente, toda vez Ele pega uma pessoa que morreu e a ressuscita dentre os mortos, Ele está dizendo: “É assim que Deus é. Deus é assim. Ele não é o que Satanás fez parecer ser. Ele não é esse juiz vingativo. Ele não está infligindo, à raça humana, doença ou sofrimento. Tudo isso é o resultado de um planeta em rebelião”.

Então, quando vemos Jesus curando os doentes, quando vemos Jesus partindo o pão para alimentar cerca de 5000 pessoas, quando vemos Jesus ressuscitando os mortos, quando vemos Jesus acalmando a tempestade, o que é isso? Isso é Deus, que tem controle sobre a natureza. É Deus, que se importa quando as pessoas têm fome, porque Ele alimenta as pessoas na encosta da Galileia. Este é Deus, que quer que as pessoas estejam com saúde.

E o grande resumo do ministério de Cristo é encontrado em João 10:10. Um dos versos magníficos da Bíblia. Vamos ler: “O ladrão não vem exceto para roubar, matar e destruir”. Portanto, esse é o trabalho de Satanás, o ladrão que entrou na raça humana, que usurpou o poder.  “O ladrão não veio senão para roubar, matar e destruir”. Mas Jesus diz: “Eu vim para que eles possam viver, para que tenham vida abundantemente”.

Deus criou o mundo no começo, e tudo era muito bom. Jesus veio para revelar o caráter de Deus. E o desejo de Deus para você e para mim é que tenhamos vida em abundância, vida em superabundância, vida de alegria e saúde.

Você pode dizer: “Onde está Deus em uma pandemia como o coronavírus? Onde está Deus? Lembre-se do texto em Gênesis 1:31. Ele criou o mundo muito bom.”Onde está Deus?” Ele está com todo médico que está ministrando em uma cama de hospital para alguém que está sofrendo. Ele está com toda enfermeira que se sacrifica amorosamente para servir. Ele está com toda mercearia que distribui comida para os pobres. Ele está com todo professor que online ensina seus alunos. Onde quer que haja bondade, Deus está presente, mesmo que homens e mulheres não reconheçam que todo boa dádiva e perfeito dom vêm do Pai das luzes.

“Onde está Deus nisso tudo?” Ele está com todo vizinho que sai desinteressadamente e leva algo a uma viúva que não tem comida. Ele está com todo vizinho que cuida de alguém com amor. “Onde está Deus nisso tudo?” Ele está na bondade do mundo, porque o coração humano não origina essa bondade.

“Onde está Deus nisso tudo?” Ele está com todo mundo que sofre. Ele está lá para encorajá-los, para dar-lhes esperança e alegria, para apontá-los para Sua bondade e Seu amor para um mundo melhor. “Onde está Deus?” Ele está lá.

Agora você pode fazer a pergunta: “O que a Bíblia diz sobre pestilências”? Precisamos nos aprofundar nisso também. A Bíblia usa a palavra “pestilência” 81 vezes. Ela usa a palavra “pestilência” como uma palavra grande. A palavra “pestilência” na Bíblia não é uma palavra estreita. É usada de quatro maneiras diferentes. Vejamos algumas das maneiras pelas quais a palavra “pestilência” é usada nas escrituras.

(1) Primeiro: a palavra “pestilência” é usada como resultado natural de viver em um mundo separado de Deus. Agora, obviamente, satanás está por trás de tudo isso. Vivemos em um mundo onde vírus e patógenos crescem. Deus não tem nada a ver com a origem deles, mas, porque vivemos em um mundo de pecado, em um mundo destruído, há sofrimento e doença.

Uma ilustração disso na Bíblia é Jó. Ele pecou para trazer para si a peste? De modo nenhum. Satanás estava por trás de tudo isso certamente. Mas essa pestilência era uma doença física que é o resultado natural de germes, etc… certamente era. Jó viveu em um mundo pecaminoso e, como resultado, sofreu a doença.

Vivemos em um mundo separado do plano original de saúde e integridade de Deus. É um mundo de patógenos, vírus e germes. Há uma declaração notável, escrita por uma autora, de que tenho grande confiança em um livro chamado “O grande conflito”. Se você não possui uma cópia desse livro chamado “O grande conflito”, vale a pena verificar on-line e obter uma cópia. Ele lida com tudo, desde a queda de Lúcifer através dos tempos e o plano eterno de Deus para salvar a humanidade.

Nesse livro, na página 589 (e eu sei que muitos de vocês o terão), lemos: “Nos acidentes e nas calamidades por mar e por terra, em tornados ferozes e terríveis tempestades ferroviárias, em ciclones de inundações, em todos os lugares em mil formas, satanás está exercendo seu poder”. Por que ele faz isso? Para trazer sofrimento à raça humana a fim de desacreditar a Deus. Esse é um dos seus grandes objetivos. Continue ouvindo: “Ele varre a colheita tardia, e a fome e a angústia se seguem”.

Eu estava interessado nesta declaração fascinante: “Ele transmite ao ar uma mancha mortal pela qual milhares perecem” (pela peste). “Essas visitas devem se tornar mais frequentes…” (mais tarde, mostraremos como Jesus também prevê isso). Mas eu estava interessado nessa afirmação em particular “Ele transmite ao ar uma mancha mortal”.

O que é o coronavírus? Somos informados por cientistas e profissionais médicos que o coronavírus é um vírus transmitido pelo ar. Pequenas gotículas que se podem respirar, surpreendentemente, podem penetrar pelos olhos, nariz ou boca. Elas também podem ser transmitida através do toque, por isso, se alguém espirrar em suas mãos, elas abrem uma maçaneta. Esses vírus podem durar 3, 4, 5 noites em uma porta. Então você abre a porta supostamente, toca a boca e pode desenvolver um coronavírus.

Ele é transmitido pelo ar, mesmo alguns dos estudos recentes e eu não quero ser dogmático, porque não sabemos tanto sobre o coronavírus. Mas algumas das coisas recentes que tenho lido e alguns dos médicos especialistas em medicina com quem tenho falado, dizem que o vírus pode realmente viver por alguns minutos no ar. Então você pode nem ver a pessoa que tosse no ar três minutos depois que ela se foi. Esse é um vírus muito, muito veloz. Satanás transmite suas manchas ao ar. Com o coronavírus, a capacidade de transmissão pode ser de até cinco outras pessoas para as quais uma pessoa pode transmitir e, em seguida, elas podem transmitir o vírus com muita facilidade e rapidez. Observe o que esta referência diz: “Ele transmite ao ar uma mancha mortal e milhares perecem”. Você pode dizer: “Espere um minuto. Isso é incrível. Infelizmente, é.

(2) Segundo: isso pode surpreendê-lo. Há ocasiões em que na Bíblia a “peste” é usada para descrever uma atividade de Deus sobre os iníquos. Nós a encontramos no Egito. Os israelitas estavam em cativeiro egípcio. As escrituras falam das dez pragas que vieram ao Egito, eram apenas desastres naturais? Não, a Bíblia as descreve como as pragas que Deus enviou ao Egito. Por quê? Deus falou gentilmente com o Egito. Os israelitas estavam sob os capatazes de Israel. No entanto, Deus falou de novo, de novo e de novo com amor. Às vezes, Deus fala com amor, mas às vezes em tom estrondoso. Então, isso é para chamar nossa atenção. Deus deseja chamar a atenção dos egípcios. Portanto, essa é outra maneira pela qual a palavra “pestilência” é usada na Bíblia.

(3) Existe uma terceira maneira pela qual a “pestilência” é usada na Bíblia, quando Deus simplesmente retira Seu poder protetor. Você se lembra da história bíblica de Israel vagando pelo deserto por quarenta anos e eles foram protegidos por Deus, mas, quando eles se rebelaram contra Deus, o que aconteceu? Deus simplesmente retirou Sua presença e as cobras os morderam, e o veneno das cobras os matou.

Esta é uma declaração muito interessante, escrita numa pequena carta por alguém com uma visão espiritual real. É manuscrito, vol. 19, página 382. Diz: “Essa fome aumentará…” (Jesus falou sobre o aumento da fome.) “…as pestilências varrerão milhares”. E isso está acontecendo hoje.

As previsões de Jesus estão se tornando realidade. Esta autora comenta sobre isso. Os perigos estão à nossa volta a partir dos poderes externos e do trabalho satânico interno. Mas o poder restritivo de Deus está sendo exercido agora. Deus agora está restringindo o ataque total do mal. Vemos algumas dessas manifestações satânicas, mas isso está se preparando para um tempo de enorme crise, pouco antes do retorno de nosso Senhor. E vemos essas coisas se desenvolvendo. A Bíblia fala sobre isso.

Fomos ao primeiro livro da Bíblia: Deus é muito bom. Percebemos que, nas Escrituras, há uma controvérsia entre o bem e o mal, e o amor de Jesus é revelado no contexto dessa controvérsia e em toda a bondade que vemos no mundo. Estamos olhando para essa realidade que agora Deus está restringindo, agora Deus está retendo todo esse ataque de poder demoníaco.

Vamos a Apocalipse 7: 1: “Depois dessas coisas, vi quatro anjos nos quatro cantos da terra” … O número quatro em Apocalipse representa universalidade. Então, aqui, o próprio Deus diz que ele mesmo reterá o ataque universal do mal. Agora, no livro de Apocalipse, “vento” indica destruição. Você acha isso interpretado no livro de Jeremias, no livro de Daniel. O “vento” representa “poder”, como você pode imaginar o vento de um tornado, um ciclone, um furacão.

Então, o que os quatro anjos estão fazendo? Eles estão segurando os ventos da destruição, eles estão segurando o ataque final do mal. Por que e quando isso será lançado? Versículos 2-3: “Vi outro anjo subindo do leste, tendo o selo do Deus Vivo, e ele clamou em alta voz aos quatro anjos, aos quais foi concedido ferir a terra e o mar: Não prejudique a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos os servos de nosso Deus em suas testas”.

Na Bíblia, a testa representa a mente humana. O que é esse selo profundamente no consciente? O que esta questão final tem que fazer? O que é esse selo?

Em Efésios 4, diz que somos selados pelo Espírito Santo. Então, o que o Espírito Santo quer fazer em nossas mentes? Qual é a essência deste selo? No Quarto Comentário da Bíblia, página 1161, lemos que fomes, terremotos, incêndios, inundações e pestes são uma antecipação do que está por vir no futuro, pouco antes da segunda vinda de Jesus.

Mas deixe-me ler sobre o selo: “Assim que o povo de Deus é selado em suas testas, não é uma marca que pode ser vista, mas um estabelecimento na verdade, tanto intelectualmente quanto espiritualmente, para que não possam ser movidos. Assim que o povo de Deus for selado e preparado para o abalo, Ele virá”.

Agora observe: o que é esse selamento de acordo com esta referência no Quarto Comentário da Bíblia, página 1161, que se harmoniza com Apocalipse 7 e Efésios 4? O selamento é um estabelecimento para a verdade. Em outras palavras, estamos ancorados na Palavra de Deus, estamos fundamentados na mensagem de Deus, estamos cheios no amor de Deus. E o sábado, o sinal da autoridade criativa de Deus, é a manifestação externa desse estabelecimento interior da verdade de Deus.

Em outras palavras, enfrentaremos algo pior que o coronavírus. E Deus está nos guiando por Sua graça, por Seu poder, por Sua força. Ele está nos levando a nos preparar hoje para ter nossos corações unidos ao dele, para ter nossas mentes cheias da Palavra de Deus.

Ouvimos um novo termo. É chamado de “distanciamento social”. Estamos distantes um do outro, mas, se este é um tempo para um distanciamento social, este é um tempo para a proximidade divina. É um momento em que Deus está nos levando a estar perto dele. É um tempo em que Deus está guiando nossos corações para ele, porque não há segurança neste mundo.

Por maior que seja sua receita, por maior que seja a conta bancária, ela pode desaparecer em um momento. Qualquer que seja sua saúde, você não sabe se há algum coronavírus no seu corpo. Por mais seguro que você esteja, em um minuto você pode ficar inseguro. Há algo além desta vida, e isso é Jesus Cristo. Em Cristo, há segurança. Em Cristo, há certeza. Em Cristo, há confiança.

O que é esse selamento, então? É o estabelecimento de um relacionamento com Cristo, de modo que, quando tudo é abalado, que pode ser abalado, não seremos movidos, porque nossa confiança não está em nós, está nele. “Distanciamento social sim”, mas proximidade divina certamente.

(4) Agora a Bíblia também usa as “pestilências” no contexto de um sinal da segunda vinda de Cristo. Deixe-me assegurar-lhe que existem dois extremos que devemos evitar aqui.

a) O primeiro extremo é este: é o extremo do sensacionalismo. É o extremo de dizer “aqui está o coronavírus. Jesus deve vir na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano ou muito em breve. Ele deve estar vindo”. Agora, não, simplesmente porque tivemos o coronavírus não significa que Jesus vem nesta semana ou na próxima semana.

b) O segundo extremo, que é tão ruim ou pior: “Bem, nós temos o vírus atual, mas sempre tivemos sofrimentos e vamos superar isso, e isso não tem nenhum relacionamento com os eventos dos últimos dias”.

Vamos dar uma olhada nas pestilências da Bíblia e tentar enquadrar isso de maneira lógica com base na palavra profética. Vamos ler Mateus 24. O que lemos quando lemos sobre essas pestilências? Deixe-me ser bem claro: quando você olha as escrituras, as pestes são um dos sinais da segunda vinda de Cristo. Então, o que esse coronavírus atual deve nos dizer? Deveria dizer: “Estamos vivendo no período dos últimos dias da história da Terra”. Quando a vinda de Cristo está próxima, quão perto não sabemos, mas o que vemos é a mesa sendo posta. O que vemos é o palco sendo organizado.

Em Mateus 24, o próprio Jesus está dando sinais desse tempo do fim. Vamos dar uma olhada no versículo 7: “Porque nações se levantam contra nação” (Jesus prediz instabilidade sobre nação), “Reino contra reino” (Agora, essa não é uma guerra única porque, ao longo da história, tivemos várias guerras. Devo lembrá-los de que, no século XX, tivemos a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, a primeira vez que o mundo inteiro esteve envolvido em uma guerra.Também posso lembrá-los de que nunca houve antes na história da raça humana a capacidade de se autodestruir. Veja, vemos essas realizações.), “haverá fomes” (Agora observe: sempre houve fomes na história, mas Jesus está dizendo que veremos todas essas coisas acontecendo de maneira universal, com rápida frequência crescente.), “pestilências, terremotos em vários lugares, então o fim virá“.

Logo depois disso, o que o versículo 8 diz? Versículo 8: “Todos estes são o começo das dores“. O que Jesus está nos dizendo é que, quando vemos as guerras e os rumores das guerras, quando vemos a ascensão dos reinos, quando vemos nações lutando contra nações, quando vemos desastres naturais, terremotos, fomes, pestilências, sabemos que você está entrando em um período conhecido como “tempo do fim”.

No que diz respeito a Jesus, as pestes fazem parte de um cenário do fim dos tempos. Agora, não significa que a Covid-19, que tem devastado o mundo, seja um sinal de Jesus vindo, é isso que significa: não permanece sozinha como um sinal, mas faz parte de uma imagem maior, que deveria estar nos chamando para preparação. Isso deveria estar nos chamando a nos ajoelharmos em oração. Isso deveria estar nos chamando a encher nossos corações com a Palavra de Deus. Isso deveria estar nos chamando a sentir a própria presença de Deus.

À luz da predição de Cristo na palavra profética, a fome aumentará, os desastres naturais aumentarão, exatamente como nos dias de Noé. Quando a geração de Noé encheu o cálice da iniquidade e o desastre natural ocorreu, a chuva caiu. Portanto, podemos esperar ver o aumento desses desastres naturais, aumento das pestilências, aumento da fome, do fogo, das inundações no mundo.

Como podemos ser impedidos de ser consumidos por preocupações e ansiedade? O que pode nos livrar do medo paralisante ou seria mais exato dizer “Quem pode nos livrar desse medo paralisante neste momento”? Como podemos enfrentar essas questões com confiança nas promessas de Deus? Como podemos compartilhar essa esperança com outros?

Primeiro, pegue a Bíblia em Hebreus 13: 5: “Mas sua conduta seja sem cobiça e se contente com as coisas que você tem, pois Ele mesmo disse: Eu nunca vou deixá-lo ou abandoná-lo, por isso dizemos ousadamente: O Senhor é meu socorro. Não terei medo do que o homem possa fazer comigo”. O que nos livra do medo? Alguém que é maior que você e eu nos seguro em Sua mão. O Senhor é meu ajudante e “não terei medo”.

Agora, Jesus descreve em Lucas 2 duas classes de pessoas. Este é o sermão de Jesus no fim dos tempos. Vamos ler Lucas 21: 25-28: “E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, com perplexidade; o mar e as ondas rugindo; o coração dos homens falhando por medo e por cuidar das coisas que estão por vir na terra; pois os poderes do céu serão abalados; e verão o Filho do homem vindo em uma nuvem com poder e grande glória. E quando essas coisas começarem aconteça, olhe para cima e levante a cabeça; porque a sua redenção se aproxima”.

Agora, aqui está a questão. Se você gasta seu tempo olhando para onde este mundo está olhando, se você está consumido pela mídia e isso está enchendo seu coração, não entenda mal, nós sabemos que precisamos nos informar, mas ao excluir a Palavra de Deus, se olharmos para onde eles olham, vamos ter o mesmo medo deles. Mas o que a escritura diz? “Levante sua cabeça, porque sua redenção se aproxima”.

Em Cristo, encontramos confiança. Em Cristo, experimentamos segurança. Em Cristo, nos elevamos acima das incertezas da vida, e as preocupações de nossos corações estão cheias de segurança, naquele que nos ama. Em Cristo, libertamo-nos de nossos medos.

Em meio à guerra, às fomes, às pestilências, aos sofrimentos, às dificuldades, convido-os a permanecer na mão de Deus e a confiar em Ele, apesar de tudo de ruim que está acontecendo no mundo hoje. Confia nele. Deixe sua graça agir sobre você. No final de tudo, você verá que valeu a pena se jogar nos braços dele e deixá-lo agir.

Deus está no controle do universo. Boas notícias! Vamos ler Isaías 41:10: “Não temas, porque eu estou com você, não fique desanimado, pois eu sou seu Deus. Eu o fortalecerei, sim eu o ajudarei, eu o sustentarei com a mão direita rígida”. O que Deus diz? Ele diz: “Não tenha medo, não temas, porque você está em boas mãos. Eu vou te fortalecer, eu vou te levantar, eu vou te abraçar neste momento”.

Agora veja, nossa fé deve transcender doenças, sofrimentos, pestes, porque estamos nas mãos do Deus vivo. Se tivermos fé, nunca obteremos o coronavírus ou qualquer outra doença? Isso não é verdade. Quero dizer que nossa fé transcende isso. Isso significa que, se estamos doentes ou se estamos bem, se temos doenças ou se somos saudáveis, acreditamos em um Deus que está conosco, um Deus que nunca nos deixará, um Deus que tem o mundo em suas mãos, um Deus que voltará em breve para nos libertar.

Vamos ler Jó. Fé é confiar em Deus na alegria e confiar em Deus na tristeza. A fé é confiar em Deus na doença e na saúde. A fé é confiar em Deus na pobreza, na adversidade e na riqueza. Fé é um relacionamento com Deus no qual sei que Ele nunca me fará mal e que posso confiar nEle em um mundo de doença, sofrimento e enfermidade.

Essa é a fé de Jó. Vamos ler Jó 19: 25: “Porque sei que meu Redentor vive e que ele finalmente se levantará sobre a terra”. E em Jó 13:15, lemos: “Mesmo que ele me mate, eu esperarei por ele”.

A fé transcende o que é coisa, não vê o que é, vê o que será. A fé não vive no agora, vive na eternidade. A fé transcende o tempo e nos permite viver enquanto caminhamos neste mundo cansado na própria atmosfera da presença de Deus. Jó viveu uma vida de confiança no Deus que prometeu que estaria com ele a cada momento do dia, prometendo que haveria um amanhã melhor.

Vamos terminar lendo Apocalipse 21: 1 e 4: “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar não existe mais. E Deus enxugará todas as lágrimas de seus olhos, e não haverá mais morte, nem choro, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas se passaram “.

Que você fique firme até Jesus voltar! Este mundo, como o conhecemos, em breve terminará. E um novo mundo de paz e felicidade virá. Seja paciente! Acredite em Deus! A eternidade está muito perto de você! Deus os abençoe!

Amém!

Outros textos do mesmo autor:

Quando Deus luta suas Batalhas

As Alegrias de ser Cristão

Os Selos de Deus

A Volta de Cristo

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *