A Volta de Cristo

Por: Volney da Silva Ribeiro, Teólogo, Professor de língua portuguesa e produção textual. Especialista em Gestão Educacional

A segunda vinda de Cristo já era conhecida no Antigo Testamento:  

Jó 19: 25 : “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”  

Salmo 50: 3 : “Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.”  

Isaías 25: 9 : “Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.”  

E nos dias de Enoque Judas 14: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades”

As três promessas feitas por Jesus a seus discípulos, registradas em João: 14: 1-3 : “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

1ª. Preparar lugar

2ª. Voltar

3ª. Receber os discípulos (esta promessa implica ressurreição)

   
Vamos fixar nosso estudo na segunda parte; as partes 1ª e 3ª estão na 2ª parte. Ele diz que vai voltar. Para demonstrar essa esperança, os escritores do NT usaram uma variedade de expressões, a saber:    

a) Erchomai (por vir)

Mateus 24: 30, 42-44. (Indica o ato da vinda, mas não necessariamente o da chegada)   “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. […] Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.”    

b) Epiphaneia (aparecimento)  

2 Tessalonicenses 2: 8 : “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.”  

1 Timóteo 6: 14: “que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”  

2 Timóteo 4: 1 : “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”  

Tito 2: 13 : “aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,”    

c) Apokalupsis (revelação)

1 Pedro 1: 13 (Acentua o aparecimento com ideia de revelação)   “Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.”    

d) Phaneroo (manifestação)

1 Pedro 5: 4 (Compreende não apenas o aparecimento, mas também o pensamento de que a pessoa que vem é vista em seu verdadeiro caráter.)   “Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”    

e) Prosopon (face)

2 Tessalonicenses 1: 9 (Acentua a presença real da pessoa que chega, que todos se chegam perante sua face)  

“Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,”    

f) Analuo (voltar)

Lucas 12: 36 (Indica a partida a fim de voltar)   “Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.”

g) Hupostrepho (voltar)

Lucas 19: 12 (Dá a ideia de voltar de uma jornada)   “Então, disse: Certo homem nobre partiu para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino e voltar.”    

h) Parousia (presença/chegada)  

Mateus 24: 3 : “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.”  

Tiago 5:7-8 : “Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.”  

2 Tessalonicenses 2: 1 (É a mais abrangente. Envolve não apenas Vinda e Chegada, mas também a presença pessoal de quem chegou.)   “Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos”      

OBS.: Parousia exige o real e o pessoal aparecimento de Cristo. Tem sentido distinto e pode encontrar seu cumprimento tão-somente na real e visível presença da pessoa a que se refere. Por exemplo, é empregada referindo-se à vinda de Tito (2 Coríntios 7: 16); à vinda de Estéfanas (1. Coríntios 16: 17); à vinda de Paulo (Filipenses 1: 26)    

a) Dia do Senhor  

Atos 2: 20 : “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor.”   1 Coríntios 1: 8 : “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.”  

2 Pedro 3: 10-12 : “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.”    

b) Dia do julgamento/juízo  

Mateus 12: 36 : “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;”  

2 Pedro 2: 9 : “é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,”  

I João 4: 17 : “Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.”    

c) Aquele dia   Mateus 7: 22-23 : “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”  

2 Timóteo 1: 12 : “e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.”  

2 Timóteo 4: 8 : “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.”

1. A volta de Cristo será real e visível:    

a) Para os santos/os fiéis  

1 Coríntios 1:7-8 : “de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.”  

Hebreus 9: 28 : “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”    

b)Para os perdidos e assassinos de Cristo  

Apocalipse 1: 7 : “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!”  

Mateus 26: 62-64 : “E, levantando-se o sumo sacerdote, perguntou a Jesus: Nada respondes ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardou silêncio. E o sumo sacerdote lhe disse: Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que, desde agora, vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.”

Mateus 24: 30 : “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”  

Marcos 13: 26 : “Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.”  

Lucas 21: 27 : “Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.”  Além de real, visível, corpórea e gloriosa, que outros termos podem ser usados para descrever a volta de Jesus?    

a) Audível  

Mateus 24: 31 : “E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”  

I Tessalonicenses 4: 16 : “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;”    

b) Pessoal  

Atos 1: 11 : “e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”    

OBS.: A palavra esse, traduzida do grego houtos, pronome demonstrativo aqui empregado, acentua o fato de que Aquele que volta será o mesmo Jesus que ascendeu, e não outro. O texto, então, poderia ter sido traduzido assim: “O próprio Jesus voltará”.      

2. A promessa

“Vos receberei” (João 14: 3) só é possível ou seria possível se (1) Jesus ressuscitasse e (2) se, na sua volta, ressuscitasse seus santos discípulos.

a) Jesus ressuscitou? :  

1 Coríntios 15: 14-19: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.”    

b) Quando Jesus cumprirá essa promessa?  

1 Coríntios 15: 20-24. “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.”    

c) O que acontecerá com o corpo do fiel na segunda vinda de Jesus?  

1 Coríntios 15: 51-53 : “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.”    

d) Nosso corpo será transformado baseado em que modelo?  

Filipenses. 3: 20-21 : “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” 

3. Ressurreição:    

a) Que grupo será ressuscitado na volta de Jesus?  

I Tessalonicenses 4: 16 : “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;”    

b) Como Jesus “chama” essa ressurreição?  

Lucas 14: 14 : “e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.”    

c) Quanto anos depois da ressurreição dos salvos, ocorrerá a ressurreição dos perdidos?  

Apocalipse 20: 5 : “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.”  

João 5: 28-29 : “Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”

4. O tempo da volta de Jesus: sinais.    

a) Que pergunta fizeram Pedro, Tiago, João e André a Jesus?  

Marcos 13: 1- 4 : “Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções! Mas Jesus lhe disse: Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada. No monte das Oliveiras, defronte do templo, achava-se Jesus assentado, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular: Dize-nos quando sucederão estas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para cumprir-se.”    

b) Que fatos ocorreriam antes da destruição do templo e de Jerusalém?

Marcos 13: 5-9 : “Então, Jesus passou a dizer-lhes: Vede que ninguém vos engane. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e enganarão a muitos. Quando, porém, ouvirdes falar de guerras e rumores de guerras, não vos assusteis; é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porque se levantará nação contra nação, e reino, contra reino. Haverá terremotos em vários lugares e também fomes. Estas coisas são o princípio das dores. Estai vós de sobreaviso, porque vos entregarão aos tribunais e às sinagogas; sereis açoitados, e vos farão comparecer à presença de governadores e reis, por minha causa, para lhes servir de testemunho.”    

OBS.: Tudo isso ocorreu antes do ano 70 a. C., assim como o que é relato nos versos 11, 18, 21-23; Lucas 21: 5-6, 7-19, 20-24. Esses não eram sinais do fim do mundo, mas do fim de Jerusalém.        

5. Sinais do fim do mundo, da volta de Jesus.    

a) As duas perguntas feitas pelos discípulos a Jesus no Monte das Oliveiras se referem a destruição da nação judaica – Jerusalém; destruição, fim do mundo, volta de Jesus.  

Mateus 24: 1-3 : “Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo. Ele, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.”    

OBS. Nos versos 6-8 e 9-13, tudo o que é relatado já e cumpriu antes do ano 70 a. C. 30 anos depois de Jesus pronunciar Mateus 24: 14, Paulo pregava o que se encontra em Colossenses 1: 5-6 e 23, Romanos 1: 8 e 10: 18      

b) Que eventos foram relacionados por Cristo ao fim do mundo?   Mateus 24: 14 : “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.”    

c) A que dois períodos da história Jesus comparou o dia da Sua volta?

Lucas 17: 26-30 : Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e destruiu a todos. O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo e enxofre e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar.”  

d) Que características dessas duas gerações serão vistas nas gerações que antecedem a volta de Jesus?  

Gênesis 6: 5 e 11 : “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; […] A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.”   19: 4-8 : “Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles. Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si e lhes disse: Rogo-vos, meus irmãos, que não façais mal; tenho duas filhas, virgens, eu vo-las trarei; tratai-as como vos parecer, porém nada façais a estes homens, porquanto se acham sob a proteção de meu teto.”    

e) Como estará a sociedade antes da volta de Jesus?  

2 Timóteo 3:1-5 : “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”  

Mateus 24: 12: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.”    

f) Que sinais se veriam na natureza?  

Lucas 21: 25-26 : “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.”

g) Como reagirão os perdidos por ocasião da volta de Jesus?  

Apocalipse 6: 15-17 : “Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?”    

h) E os salvos?  

Isaías 25: 9 “Naquele dia, se dirá: Eis que este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação exultaremos e nos alegraremos.”    

i) Que grave advertência faz Jesus aos que O aguardam?  

Lucas 21: 34-36 : “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as conseqüências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.”    

j) Quais são as últimas palavras de Jesus registradas na Bíblia?   Apocalipse 22:20 : “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!”

Saiba mais!  

1. Para os crentes do I século, a volta de Cristo se daria nos dias deles, o que os impulsionava a pregar o evangelho com poder, convicção e autoridade. Na igreja de Tessalônica, a situação complicou-se: como eles acreditavam que Jesus viria nos seus dias, pregavam que o retorno de Cristo à Terra seria um bênção somente para os vivos, assim cada crente que morria lhes trazia profundo pesar. Paulo, sabendo por Timóteo o que estava acontecendo, escreveu-lhes uma carta. Foi a primeira carta de Paulo aos tessalonicenses (1 Tessalonicenses 4: 13-18).  

2. Cristãos do I século, na esperança de que Cristo viria nos seus dias, tiveram um comportamento desordenado, parando de trabalhar e vivendo da caridade da Igreja (2 Tessalonicenses 3: 6-12). Visando esclarecer o assunto, Paulo escreveu a segunda epístola aos tessalonicenses (2 Tessalonicenses 2: 1-2).    

REFERÊNCIAS    

BÍBLIA SAGRADA, Versão João F. Almeida Revista e Atualizada

COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA.

MAXWELL, C M. Uma nova era segundo as profecias do Apocalipse. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2009.  

NUNES, A. L. O dia de Sua vinda – Movimentos apocalípticos e a expectativa da Volta e Cristo. Artur Nogueira: UNASPRESS, 2008.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *