Ano Bíblico 2020 – 97º Dia: O Que a Lei Não Faz – Romanos 3:20

Leitura Bíblica: Romanos: 3:20

“Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

Há uma coisa muito importante que a lei de Deus não pode fazer. Ela não nos salva. Paulo afirma que a função da lei não é justificar, mas mostrar-nos onde erramos. Como ele diz em Romanos 7:7: “Eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei.”

Tiago 1:23 a 25 compara a lei com um espelho. Antes de sair para o trabalho cada manhã, me coloco em frente ao espelho para descobrir o que está certo e o que está errado com o rosto e os cabelos. O espelho me mostra que não estou preparado para me expor ao público, que tenho uma mancha no rosto e meus cabelos não estão bem penteados.

A função do espelho é destacar coisas que precisam melhorar. Conhecedor disso, utilizo o sabonete, a bucha e o pente. De nada me valerá esfregar o espelho no rosto para tirar a mancha, nem passar o espelho nos cabelos para penteá-los. O propósito do espelho é mostrar pontos que precisam melhorar.

Assim é com a lei de Deus. Quando comparo a minha pessoa com a lei, descubro que tenho problemas na vida. Mas a lei não pode corrigir esses problemas. Ela tem outra função: mostrar que sou um pecador. A lei destaca meus problemas e necessidades, mas não os soluciona ou satisfaz.

Paulo está correto em dizer que a lei de Deus é santa, justa e boa (Rom. 7:12). Mas ele também está correto em dizer que “a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo”. 1 Tim. 1:8.

A verdade assombrosa é que a lei pode ser usada adequadamente ou inadequadamente. Uma das maiores tentações da natureza humana é usar a lei de Deus de maneira ilegítima.

A lei não é uma escada para o Céu. Mas ela nos deixa cientes de nossa necessidade dessa escada. A transgressão da lei nos mostra que somos pecadores perdidos. Se a lei transgredida fosse tudo o que tivéssemos, seríamos os mais infelizes. Mas a lei aponta para além de si mesma, para Jesus e para a verdadeira solução para os nossos problemas.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *