Ano Bíblico 2020 – 94º Dia: A Verdadeira Plenitude da Lei – João 15: 15

Leitura Bíblica: João 15: 15

“Já não chamo vocês de servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas tenho chamado vocês de amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes dei a conhecer.”

O Livro de João

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

Conquanto seja verdade que Jesus desempenhou ou cumpriu o Antigo Testamento, por ter cumprido as profecias messiânicas e por ter observado perfeitamente a lei do Antigo Testamento, isso não constitui o significado central do que Jesus quer dizer em Mateus 5:17.

O significado principal de qualquer passagem é melhor determinado, não pelas palavras do texto em si, mas por meio de cuidadoso exame do seu contexto. E o que encontramos quando examinamos o contexto de Mateus 5:17?

Encontramos Jesus cumprindo o significado da lei. Isso fica claro no restante do capítulo 5 de Mateus. Depois de fazer alguns comentários preliminares nos versos 17 até 20, Jesus Se concentra em vários ensinos dos judeus – o sexto e o sétimo mandamentos do Decálogo e as práticas judaicas do divórcio, juramento, retaliação e amor ao próximo.

Jesus prefacia cada um dos seis ensinos com as palavras: “Ouvistes que foi dito aos antigos.” Então Ele prossegue, dando a compreensão contemporânea do assunto. Depois Ele diz: “Eu, porém, vos digo…” A essa altura, em cada caso, Jesus continua explicando a profundidade e a extensão da lei ou da prática em seu mais amplo sentido.

Dessa maneira, Jesus está dando sentido ou cumprindo a lei. Ele lhe dá sentido completo. Conforme Ellen White coloca: “Sua missão era engrandecer ‘a lei, e a tornar ilustre (ou gloriosa)’. Isaías 42:21 (Trad. Trinitária). Ele devia mostrar a natureza espiritual da lei, apresentar seus princípios de vasto alcance, e tornar clara sua eterna obrigatoriedade.” – O Maior Discurso de Cristo, pág. 49.

Nesse processo, conforme veremos nas próximas semanas, Jesus nos legou alguns dos Seus mais preciosos ensinos. E o que começa no Sermão do Monte, Ele continua através do Seu ministério. Jesus descarta todas as concepções erradas acerca dos ensinos de Deus, que haviam sido acrescentadas por seres humanos, e coerentemente conduz à profundeza do significado e propósito encerrados pelas regras e regulamentos divinos. Ele nos ajuda a compreender o espírito da lei — o espírito de amor, que torna cristãs a observância da lei e a obediência.

Senhor, ajuda-me hoje a ouvir o que o Mestre tem a dizer.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *