Ano Bíblico 2020 – 90º Dia: Cristo, o Fim da Lei – Romanos 10: 14

Leitura Bíblica: Romanos 10: 14

“Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

O fim da lei é Cristo, mas Ele não é o fim da lei. Afinal, Ele claramente afirma em Mateus 5:17 que não veio revogar a lei. Veio, porém, para colocar um fim no mau uso da lei entre Seus seguidores.

O mau uso da lei assume diversos aspectos. Teríamos descoberto um deles no texto de hoje, se tivéssemos citado o verso inteiro de Romanos 10: 4 – A passagem diz o seguinte: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.” No curso da história do cristianismo, o povo tem tentado obter a salvação através da observância da lei. Paulo nos diz que a crença em Jesus põe um fim nessa maneira de pensar e agir.

Mas Jesus também colocou um fim em outras maneiras de pensar sobre a lei. Com toda sinceridade, os judeus haviam multiplicado regras e restrições. Eles queriam proteger a lei de Deus e certificar-se de que era observada perfeitamente. Com esse propósito, acharam que precisavam definir todas as coisas. Assim, quando a Bíblia dizia que não deviam trabalhar no sábado, eles tinham que definir o trabalho. Uma dessas definições tinha que ver com levar cargas.

O que era uma carga? A lei dos escribas concluía que levar uma carga era transportar “alimento de peso igual a um figo seco, … leite em quantidade suficiente para um gole, … tinta suficiente para escrever duas letras do alfabeto”, e assim por diante.

Eles gastavam horas argumentando sobre coisas como, por exemplo, se era pecado um alfaiate carregar uma agulha espetada na roupa no dia de sábado, ou se as mulheres podiam usar broches ou uma presilha no cabelo no santo dia. Eles discutiam até se era permissível usar dentes postiços no sábado.

As definições eram inúmeras e abrangiam todos os aspectos da vida nos sete dias da semana. Essas pessoas eram os perfeccionistas originais. Para eles, defender sua interpretação da lei era o centro da experiência religiosa.

Jesus não veio para revogar a lei, mas para dar um fim a todas as abordagens e atitudes para com a lei. Até a lei se transforma em boas novas nas mãos de Jesus.

Leitura Complementar

Como Lidar com as Emoções – por Ellen White Capítulo 5 – Lidando com a Depressão

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *