Ano Bíblico 2020 – 89º Dia: “Eu Vim” – João 1: 1 – 14

Leitura Bíblica: João 1: 1 – 14

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.  5A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

6 Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. 7 Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, 9 a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade.

10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o conheceu. 11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

O Livro de João

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

Essas palavras têm rico significado e são muito importantes para a compreensão do restante de Mateus 5.

Aposto que você não viu essas palavras. Que palavras? “Eu vim”, no verso que temos estudado já por alguns dias – Mateus 5:17.

“Eu vim.” Jesus fez poucas declarações mais importantes que essa.

Ele não simplesmente veio. Ele veio de algum lugar. Esse lugar era o lado de Deus o Pai. Ele veio do Céu à Terra. Conforme João menciona no verso de hoje, Jesus estivera com Deus desde o princípio. Como Paulo o descreve, Jesus “não julgou como usurpação o ser igual a Deus”, pois “a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens”. Filipenses 2:6 e 7.

A encarnação, porém, não foi o início para Jesus. Longe disso. “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1. Como parte da Divindade, Jesus era Criador; Ele era Deus vindo à Terra.

No livro de Êxodo, lemos que Jesus era o “Eu Sou”, Aquele que chamou Moisés na sarça ardente (Êxodo 3:14; João 8:58). E foi Jesus quem proclamou a lei no Monte Sinai em meio a fogo e trovões.

“Eu vim.” Palavras significativas. Ricas palavras, especialmente no contexto de Mateus 5:17 – 48. O próprio Jesus, que deu a lei no Monte Sinai, vai agora explicar a profundidade de seu mais elevado significado no Monte das Bem-aventuranças. Que privilégio ouvir Suas palavras. Que bênção ser capaz de lê-las e assim vivê-las.

“Eu vim.” Essas palavras dizem que quando ouvimos a Jesus, estamos ouvindo a Deus. Quando adoramos a Jesus, estamos adorando a Deus.

Ajuda-me, Senhor, a dedicar minha vida a Ti em gratidão, porque vieste, não apenas para me ensinar, mas para morrer em meu lugar.

Leitura Complementar

Fé que Cuida – Introdução e Capítulo 1

Obviamente não postarei os capítulos deste livro aqui no site do Nossas Letras. Cada membro do Clube de Leitura recebeu seu exemplar. Entretanto, indico o link onde você poderá adquirir o exemplar do livro caso queira presenteá -lo.

Link para interagir com o autor. Esta Live aconteceu dia 12.01.2020. E este será o link provisório. Aqui você poderá colocar suas perguntas e o autor as lerá e responderá . A medida que nossa leitura avançar poderemos ver a necessidade de outra forma de interação.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *