Ano Bíblico 2020 – 86º Dia: O Terceiro Passo – Mateus 5:17

Leitura Bíblica Mateus 5: 17

— Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. 

Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte

Faz quase três meses que estamos caminhando com Jesus no Monte das Bem-aventuranças. Durante nossa caminhada, exploramos o caráter do cristão, nas bem-aventuranças de Mateus 5:3 a 12, e a influência do cristão, de acordo com Mateus 5:13 a 16.

Agora chegamos à parte mais longa do Sermão do Monte. Mateus 5:17 a 48 trata da justiça do cristão. Em certo sentido, isso é retornar para dar uma segunda estudada no caráter do cristão, mas dessa vez Jesus propositalmente trata do assunto no contexto do Antigo Testamento e do código legal judaico.

Os versos 17 a 20 podem ser considerados como uma introdução geral à opinião de Jesus sobre a justiça do cristão. Antes de entrar nos detalhes, Ele apresenta alguns princípios básicos. E os princípios que apresenta são os mais importantes do Novo Testamento.

A essência é que Jesus apresenta duas proposições gerais em Mateus 5:17 a 20. A primeira delas é que tudo o que Ele ensinará está em plena harmonia com o Antigo Testamento. Ele não vai contradizê-lo de forma alguma. Sua primeira proposição se encontra nos versos 17 e 18.

A segunda importante proposição de Jesus em Mateus 5:17-20 é que, conquanto Seus ensinos estejam em harmonia com o Antigo Testamento, estão em certa desarmonia com muitos dos ensinos dos escribas e fariseus, os quais eram muito bem aceitos pela população daqueles dias. Esse segundo ponto se encontra nos versos 19 e 20.

O restante do capítulo 5 de Mateus é um comentário ou extensão dos versos 17 a 20. De ponto em ponto, através de seis tópicos ilustrativos nos versos 21a 48, Jesus afirma que aceita a lei do Antigo Testamento, mas rejeita a interpretação farisaica da mesma. Nesse processo, Jesus nos ajuda a ver significados mais profundos na lei e em sua natureza espiritual.

Uma pessoa nunca pode olhar para a lei da mesma maneira, depois de ter realmente compreendido o que Jesus está ensinando na segunda parte de Mateus 5. Prepare-se; Jesus está pronto para nos conduzir em um importante trajeto para compreender a profundidade e essência da lei de Deus.

Leitura Complementar

O Maior Discurso de Cristo – Capítulo 3: A Espiritualidade da Lei– por Ellen White – CPB

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *