Ano Bíblico 2020 – 77º Dia: A Função da Luz – Filipenses 2:15

Leitura Bíblica: Filipenses 2:15

“Façam tudo sem murmurações nem discussões, para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida.”

O Livro de Filipenses

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

Subentendida em nosso estudo acerca dos cristãos como “luz do mundo”, está a compreensão de que os cristãos, por definição, são diferentes de seus vizinhos não cristãos. Por isso, a luz é significativa, pois é diferente do meio em que se encontra, assim como o sal é diferente daquilo a que ele dá sabor ou preserva.

A força das ilustrações de Jesus está nessas diferenças. Se o sal não tiver sabor e a luz não tiver claridade, eles não têm função nem utilidade. Como cristãos nascidos de novo, somos luz do mundo e sal da Terra só quando somos diferentes da cultura que nos rodeia, da mesma maneira que Jesus foi diferente do mundo. Exercemos influência no mundo porque nos mostramos, porque permanecemos em pé, porque vivemos as bem-aventuranças e porque nossos valores são radicalmente diferentes dos daqueles que nos rodeiam.

“Bem”, você pode perguntar, “como pode o cristão mostrar que é verdadeiramente ‘a luz do mundo’?” A resposta está em considerarmos as funções da luz.

A luz tem muitas funções. Uma delas é expor as trevas e as coisas que pertencem às trevas. Há lógica no fato de as pessoas não se conscientizarem das trevas até que se acenda a luz. Precisamos imaginar as luzes de um carro repentinamente atravessando a escuridão de uma estrada isolada. A luz muda todas as coisas, tanto para o motorista como para os que andam às apalpadelas na estrada escura.

Há lógica no fato de Jesus ter exercido essa função quando aqui veio. Mateus nos diz que “o povo que jazia em trevas viu grande luz”. Mat. 4:16. A luz da vida de Jesus, as trevas ficavam expostas, as coisas se tornavam diferentes.

Como acontece com a minha vida? Será que eu simplesmente me misturo com a cultura em geral, ou me destaco como alguém especial e diferente? Será que a minha vida ajuda outras pessoas a verem o “melhor caminho” com mais nitidez?

Leitura ComplementarCristianismo Puro e Simples:

Tema de hoje: O Cristianismo é Difícil ou Fácil?

Infelizmente não posso postar todos os capítulos deste livro aqui. Entretanto, indico o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Saraiva

Amazon

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *