Ano Bíblico 2020 – 40º Dia: Provérbios 4: 23 A Essência do Assunto

Leitura Bíblica: Provérbios 4: 23

“De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

O Livro de Provérbios

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

Quando Sir Walter Raleigh foi levado ao cepo de execução, seu executor perguntou se sua cabeça estava na posição correta. Raleigh respondeu: “Pouco importa, meu amigo, como está a cabeça, contanto que o coração esteja bem.”

De maneira semelhante, quando vou ao médico para fazer uma cirurgia na perna, a primeira coisa que o médico faz é examinar meu coração. Afinal, se o coração não estiver bem, não há necessidade de consertar a perna. Sem um coração sadio, a melhor perna do mundo de nada me serve.

No campo físico, o coração é o centro da vida. E o pulsar daquele músculo que espalha vida ao restante do corpo.

O mesmo acontece no campo espiritual. Daí a ênfase bíblica sobre a importância de um coração reto para com Deus.

Jesus pronuncia Sua bênção sobre aqueles que são “puros de coração”. Isso significa que Ele não elogia aqueles que são intelectuais. Ele não diz: “Bem-aventurados os que compreendem a doutrina corretamente, porque eles verão a Deus.” Seu destaque está no coração.

Mas, por favor, não me entenda mal. Doutrina correta é importante, não é, porém, a essência do assunto. Você pode ter uma compreensão correta das doutrinas e ser mais mesquinho do que o diabo. Uma pessoa pode ser “direita” no que se refere às doutrinas, e contudo ser uma maldição para a igreja e um falso representante de seu Senhor.

Como acontece na vida física, o centro da existência cristã é o coração. O coração que está bem, tanto com Deus como com outras pessoas, estabelece o cenário para a compreensão correta da doutrina e a correta expressão da fé na vida diária da pessoa. Sem um coração espiritual sadio, você está espiritualmente morto, não importa quão bem você entenda teologia ou quanto da Bíblia conseguiu memorizar.

São os puros de coração que verão a Deus.

Senhor, ajuda-me hoje a estabelecer minhas prioridades corretamente. Ajuda-me hoje a entregar meu coração a Ti. Ajuda-me hoje a começar a ver-Te melhor.

Leitura Complementar: Cristianismo Puro e Simples

Capítulo a ler hoje: Moralidade Sexual

Não poderei postar os capítulos deste livro aqui no Nossas Letras. Entretanto, se você não o tiver, aproveito para indicar o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Livraria Família Cristã

Saraiva

Amazon

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *