Ano Bíblico 2020 – 33º Dia: O Significado de Misericórdia – Êxodo 34: 6 – 7

Leitura Bíblica: Êxodo 34: 6 – 7

“O Senhor passou diante de Moisés e proclamou:

— O Senhor! O Senhor Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a maldade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocente o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até a terceira e quarta geração!”

O Livro de Êxodo

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

E muito fácil confundir misericórdia com uma atitude complacente. Mas a pessoa misericordiosa não é aquela que sorri diante da transgressão e do pecado. Nosso texto de hoje retrata um cuidadoso equilíbrio no caráter de Deus, entre a terna compaixão e a firmeza que se recusa a tolerar a pecaminosidade rebelde. Estamos aqui lidando com o Deus que é tanto amoroso quanto justo, o Deus que permanece firme pelos princípios, e que, todavia, está disposto a demonstrar misericórdia para com aqueles que têm fome e sede de uma vida melhor.

“Eu”, diz Jesus, “repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.” Apoc. 3:19. Deus nos ama demais para nos deixar levar uma vida destrutiva, que não só afeta nossa própria felicidade, como perturba a comunidade em geral.

Ele deseja o que há de melhor para nós. Ele nos considera o suficiente para nos repreender quando erramos. Mas essa repreensão faz parte da Sua misericórdia. As pessoas que não se importam é que deixam seus filhos agirem de maneira selvagem. As pessoas sem consideração para com os outros é que deixam de advertir seus amigos acerca das infelizes consequências de sua conduta.

Esse descaso não deve ser confundido com misericórdia. Misericórdia significa fazer caso das pessoas, preocupar-se com o bem-estar dos que nos rodeiam. Desse modo, em nossa misericórdia estendemos a mão aos outros, demonstrando interesse cristão.

Em certo sentido, misericórdia é um estado mental, um estado de interesse pelo bem-estar de outros; é uma atitude de consideração suficiente para ser tanto amável como disposto a perdoar, mesmo que isso signifique ter de enfrentar problemas e atos errôneos com a disposição de Cristo.

Senhor, ajuda-me hoje a assimilar a atitude misericordiosa que representa a essência do caráter de Deus. Ajuda-me a mostrar em minha vida um equilíbrio semelhante ao que revelas em Tua vida.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *