Ano Bíblico 2020 – 19º Dia: Mansos Apesar de Tudo – Números 12: 3

Leitura Bíblica

Números 12:3

“Moisés era um homem muito manso, mais do que qualquer outro sobre a terra.”

O Livro de Números

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

A mansidão não veio naturalmente para Moisés. Ele havia sido treinado como um príncipe egípcio, e indubitavelmente tinha uma excelente autoestima como jovem governante. Num momento de descontrole, matou um egípcio que ele vira maltratando um israelita (Êxodo 2:12). Ele pensou que sabia como cuidar do povo de Deus e resolver as batalhas dEle.

Esse homicídio levou o jovem príncipe a fugir para o deserto a fim de salvar sua vida. Foi lá que sua educação se tornou completa. Moisés teve que desaprender muitas das lições que lhe foram ensinadas na elite da Universidade do Egito. Foi naquele intervalo de 40 anos, longe do poder, que ele aprendeu a mansidão como pastor de ovelhas.

Foi essa mansidão que o qualificou para se tornar o primeiro líder da nova nação de Deus, Israel. Foi essa mansidão que fez de Moisés o representante de Cristo para o povo de Deus (ver Deuteronômio 18:18).

O novo Moisés estava longe de ser fraco ou vacilante, mas ele foi manso. Em grande parte, havia perdido seu orgulho e ira descontrolada, mas não foi fraco. Ao contrário, foi um líder poderoso e destemido sob a orientação divina. Mas sua força, poder e autoridade foram agora temperados pela mansidão. Porque havia sido transformado, ele foi escolhido para liderar o povo de Deus.

A Bíblia está repleta de heróis mansos. Tome como exemplo Davi em seu relacionamento com Saul. Davi sabia que devia ser rei, no entanto, como ele sofreu sob o tratamento injusto e cruel de Saul! Ele exemplificou a mansidão num grau extraordinário.

E no Novo Testamento temos o exemplo de Paulo, que foi convertido a Jesus enquanto estava numa missão para perseguir os cristãos. Paulo também se educou no deserto, entre sua função como líder do judaísmo e como líder do cristianismo. Ele se tornou um exemplo de mansidão para com aqueles que o maltrataram, tanto dentro como fora da igreja. Na base de sua força estava a mansidão gentil que não fazia parte do seu eu natural.

E há você e eu. Também precisamos ser transformados; também precisamos aprender as lições de mansidão, para que possamos ser usados por Deus.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *