Ano Bíblico 2020 – 16º Dia: O Homem “não Natural”– Mateus 5: 5

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra.” Mateus 5:5.

O Livro de Mateus


Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem- Aventuranças

A semelhança das bem-aventuranças anteriores, esta é inteiramente oposta ao pensamento do que a Bíblia chama de “homem natural”. O mundo julga em termos de poder, autoconfiança, agressividade e conquista. Mas Jesus exaltou traços impopulares de caráter, tais como humildade de espírito, pesar e agora mansidão.

Jesus é verdadeiramente o Revolucionário dos revolucionários. Ele verdadeiramente inverteu o sistema de valores da cultura dominante. A radicalidade dos ensinos de Cristo implica um estilo de vida totalmente diferente para Seus seguidores. Não é por acaso que Jesus Se refere ao fato de alguém tomar-se cristão como sendo um novo nascimento (João 3:3 e 5). Como Paulo coloca: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Cor. 5:17.

O ensino de Cristo na terceira bem-aventurança mais uma vez se coloca contra a sabedoria aceitável de nosso mundo. De acordo com Ele, não são os desordeiros, violentos, agressivos, ou egoístas que herdarão a Terra. E sim, os mansos. São os que perceberam sua debilidade (e por isso possuem humildade de espírito), os que choraram por suas deficiências, e se comprometeram com o estilo de vida dos mansos, que posteriormente acabarão herdando a Terra. Esse ensinamento não pode ser obtido de lições de história ou da leitura do jornal diário.

As palavras da terceira bem-aventurança não devem ser lidas su perficialmente. São palavras profundas, repletas de sabedoria. São palavras impossíveis de serem vividas por nós através de nossas próprias forças. À medida que avançarmos nas Bem-aventuranças, teremos uma maior compreensão de nossa necessidade do poder transformador do Espírito Santo em nossa vida.

Hoje precisamos orar para que Deus não apenas nos conceda discernimento para percebermos o caminho de Jesus, mas que Ele nos dê poder para caminharmos nele.

Leitura Complementar

Continuação do Capítulo 2 As Bem- Aventuranças – por Ellen White – CPB pág. 15 -17 –  Tópico: “Bem- Aventurados os Mansos”


Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *