Aldo Daniele Locatelli

Neste link você pode ler a reflexão espiritual que fizemos a partir de nossa visita a Igreja de S. Pelegrino- RS : Reavivados na Paz que nos Fortalece

Locatelli  foi um notável artista nascido em Bérgamo, na Itália, em 1915.  Ele morreu em 1962 no Brasil.   Foi um pintor de grande importância no cenário artístico do estado do Rio Grande do Sul, onde passou a fase final de sua carreira. Pintor muralista, criador do “estilo figurativo onde se aliaram expressividade narrativa e monumentalidade, em grandes murais e obras de cavalete espalhados pela Itália e sul do Brasil. Abordou preferencialmente a temática religiosa, decorando vários templos no Rio Grande do Sul, mas deixou obras importantes também no campo do retrato e da cena histórica”.Locatelli chegou ao Brasil em 1948 para trabalhar na Catedral de Pelotas, em 1949 torna-se um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pelotas, introduzindo o nu artístico. Em 1951 traz a esposa, Mercedes Bianchieri, para o Brasil e é naturalizado brasileiro. Neste mesmo ano dá início aos murais das pinturas da igreja de São Peregrino, em Caxias do Sul. Tendo ainda realizado trabalhos nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul. Em 1960, Locatelli conclui seus trabalhos. 


Foram necessários 10 anos para concluir os afrescos na Catedral de Pelotas e a via-sacra na Igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul. Estas são suas maiores obras. Mas é importante ressaltar que Aldo Locatelli tem obras no antigo Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, a Catedral de Santa Maria, a Reitoria da Universidade Federal do RS e o Palácio Piratini, sede do governo do RS. 

Em 1962, os 47 anos, faleceu vitima de câncer do pulmão provavelmente por causa do forte cheiro de tintas que inalava todos os dias. 

Sua obra-prima, no entanto, é a Igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, que levou 10 anos até seu término. Suas obras, porém, não se restringiram apenas em representações de cunho religioso, Locatelli retratou o povo gaúcho, e a história com um enfoque no futuro.

Sua última obra foi a pintura do quadro Sagrado Coração de Jesus, que ficou inacabada, porque ele veio a falecer.

Obras de Locatelli




Negrinho do Pastoreio



Catedral de Santa Maria- RS

 Igreja de S. Pelegrino – Caxias do Sul


Logo no hall você encontra a réplica da Pietá que foi esculpida por Michelangelo.  Representa a Virgem Maria com o filho Jesus no colo após a retirada do Seu corpo da Cruz. A original está exposta na Basílica de São Pedro em Roma, foi doada pelo Papa Paulo VI, por ocasião de uma viagem do Pe. Giordani (primeiro Pároco da igreja de S. Pelegrino) ao Vaticano. Esta é também uma obra belíssima! Durante o evento em comemoração  do Centenário da Imigração Italiana, em 1975, a cidade de Caxias do Sul recebeu a visita do então presidente da Itália, Giovanni Gronchi que referindo-se a Pietá assim se expressou: “As primeiras mães italianas que aqui chegaram e sofreram são motivo para a justa homenagem da Pietá neste centenário da imigração.” 
São Pelegrino era filho de Romano e Plântila, rei e rainha da Escócia. Educado por tutores, teve uma infância e adolescência cercadas de riqueza e de preparação para assumir o trono. Porém, na idade adulta renunciou ao trono. Neste mesmo período converte um grupo de ladrões e juntos iniciam uma peregrinação rumo à Terra Santa.

A tradição diz que ele retornou miraculosamente à Itália, guiado por uma estrela misteriosa. Conta também que em uma grande floresta ele ressuscitou dois mortos e passou a ser furiosamente hostilizado pelos maus espíritos os quais expulsou. 

Ele passou a morar em uma caverna, onde se tornou amigo de todos os animais. Dedicou longos anos a oração e a caridade. No fim da vida, refugiou-se no interior de uma grande árvore oca. Pressentindo a morte escreveu sua vida numa cortiça de árvore. Faleceu com 97 anos. O corpo foi encontrado rodeado por animais selvagens e, segundo a lenda, levado por um carro de bois para um local chamado Termen Salon (San Pellegrino in Alpe, Itália). Morrendo foi popularmente considerado Santo e passou a ser-lhe tributado culto espontâneo. No lugar surgiu uma Igreja e ao lado uma grande edificação, onde os viajantes se hospedavam. Para manter o albergue foi criada uma associação religiosa. Foram esses religiosos que espalharam pela região o culto ao Santo, ainda hoje também comum em Módena, Lucca, Bolonha, Parma, Reggio Emilia, Vêneto e Trentino, bem como no Brasil trazido pelos imigrantes italianos.

Urna de San Pellegrino e San Biaco seu companheiro

Túmulo de Aldo Locatelli:

A Formação histórica  – etnográfica do povo Rio Grandense


A Santa Ceia


A Via Sacra 

O tamanho desproporcional da cruz é a ênfase que o artista quis dar par o significado da cruz. Grande sacrifício fez o Cristo. Agora observem uma chuteira.  Estranho objeto! Seria uma menção ao fato de estar no país da copa de 58?

Observem a presença dessa lata caindo. Conta-se que Locatelli quis registrar a sua lata de tinta. Ela está caindo porque ele sentia-se já quase sem forças para finalizar os afrescos de São Pelegrino, em razão do câncer. Algumas pessoas protestam, pois não havia latas na época de Cristo… Tolice! A arte é bonita e única quando o seu autor expressa seus verdadeiros sentimentos.

 vídeos sobre Aldo Locatelli e suas Obras

_______

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

2 respostas para Aldo Daniele Locatelli

  1. Paulo Roberto diz:

    Na via sacra de Aldo Daniele Locatelli falta a xiii estação, a Mãe Dolorosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *