Como entender a Bíblia

por Pr. Matheus Cardoso*  

Ler a Bíblia é importante para nossa comunhão com Deus. Muitas pessoas acreditam, entretanto, que apenas um pastor ou doutor em teologia pode interpretar a Bíblia de maneira correta. Mas é interessante ver que os escritores da Bíblia esperavam que todos a lessem e compreendessem, mesmo aqueles que não tinham muita instrução (Deuteronômio 30:11-4; João 20:30, 31; Atos 7:11; Apocalipse 1:3).

Confira alguns passos simples e úteis para a compreensão da Bíblia, que podem ser seguidos por qualquer pessoa:

1. Estude a Bíblia com oração e humildade

Nosso coração é, por natureza, enganoso (Jeremias 17:9). Por natureza não temos disposição de ser ensinados. Não importa quanto você saiba sobre o idioma grego ou quantos doutorados você possua, se não tiver um coração humilde e disposto a aprender, seu estudo não terá resultados.

Conhecer a Deus, de acordo com a Bíblia, é mais do que uma atividade intelectual ou estudo acadêmico (João 7:17; 1 Coríntios 2:14; 2 Tessalonicenses 2:10; Tiago 1:5). Conhecemos a Deus somente quando estamos dispostos a aprender a verdade que vem de Deus não importando o que custar.

O estudo da Bíblia deve começar com aquilo que pode ser chamado de “oração autêntica”. Essa oração pode ser feita assim: “Senhor, eu desejo a verdade não importa o que ela me custar.” Essa é uma oração difícil de ser feita, mas, se você orar dessa maneira, conhecerá a verdade de Deus. Jesus prometeu que o Espírito Santo nos guiará ao buscarmos conhecer a vontade de Deus (João 16:13, 14). Jesus está ansioso para cumprir Sua promessa.

2. Compare várias traduções da Bíblia

Se você não tem acesso à Bíblia em hebraico e grego, pode consultar várias traduções bíblicas ao estudar algum texto. Boas traduções em português são a Almeida Revista e Atualizada, a Bíblia de Jerusalém e a Nova Versão Internacional. As duas primeiras utilizam linguagem mais culta, e a última, linguagem mais acessível.

Cada tradução tem suas limitações e, em alguma medida, reflete os conceitos e preconceitos dos tradutores. Essas limitações podem ser minimizadas ao se comparar várias traduções. Cada tradução apresenta um aspecto do significado do texto. Portanto, quando comparamos várias traduções, temos uma compreensão melhor.

Suponhamos que você está comparando, por exemplo, cinco traduções bíblicas. Se quatro ou cinco traduzem um texto bíblico de forma semelhante, é mais provável que o texto original seja claro e, portanto, essa é a forma correta de ser traduzido. Por outro lado, se cada tradução apresenta um sentido diferente, provavelmente o texto original seja difícil ou ambíguo.

Quando várias traduções são semelhantes e, portanto, o texto é claro, podemos nos basear com segurança na tradução daquele texto. Quando as traduções indicam que o texto é ambíguo e difícil de ser traduzido, não é seguro basearmos alguma doutrina ou comportamento naquele texto específico.

3. Passe mais tempo nos textos claros

Se você realmente deseja que a Bíblia fale por si mesma, passe a maior parte do estudo nos textos bíblicos mais claros. Existem muitas partes da Bíblia sobre as quais há pouco acordo entre os cristãos e mesmo entre os especialistas em hebraico e grego. Portanto, um passo fundamental no estudo da Bíblia é dedicar a maior parte do tempo nas seções que são razoavelmente claras. Os textos claros da Bíblia o ajudarão a ter uma boa compreensão sobre os assuntos centrais da mensagem bíblica. Eles também irão impedi-lo de usar de maneira errada os textos mais ambíguos.

Se você passar a maior parte de seu estudo em textos como as trombetas do Apocalipse ou Daniel 11, você correrá o risco de se tornar espiritualmente desequilibrado. Pessoas que interpretam a Bíblia de maneira errada geralmente se concentram em textos difíceis, desenvolvem soluções criativas para as dificuldades que encontram e se baseiam em textos obscuros para criar uma teologia inteira.

4. Leia capítulos inteiros em vez de versículos isolados

Muitas pessoas costumam estudar a Bíblia de maneira fragmentada. Leem um versículo e então o comparam com dezenas de versículos que acham que tratam do mesmo assunto. Essas pessoas já criaram uma teoria e simplesmente procuram textos bíblicos que apoiam a ideia. Qual o problema com isso? A pessoa não permite que a Bíblia fale por si mesma, mas impõe suas ideias sobre os textos bíblicos. Muitos acham que existe virtude em citar grande número de versículos bíblicos, mas acabam cometendo o erro de distorcer a Bíblia.

Algumas pessoas, em vez de ler o texto bíblico em si mesmo, costumam estudar uma concordância bíblica (que é um livro que mostra todas as vezes em que determinada palavra aparece na Bíblia). Sem os passos corretos para entender a Bíblia, ler uma concordância tende a levar a pessoa a ler os versículos isolados do contexto. É como pegar uma tesoura e recortar 50 textos da Bíblia, jogar em uma bacia, fazer uma “salada de frutas”, oferecer a alguém e dizer: “Esta é a mensagem do Senhor.”

Por outro lado, quando você lê um livro bíblico do começo ao fim, você acompanha o desenrolar do raciocínio do autor. O autor bíblico está no controle da sequência do texto. Esse é o tão importante contexto. O autor conduz você de uma ideia a outra, e o estudo não é controlado pelos interesses ou ideias que você possui. Ler os textos bíblicos de maneira completa permite que você entenda as intenções dos escritores bíblicos e ajuda a ver o “quadro completo”, que é maior garantia contra interpretações bizarras de partes isoladas.Quando lemos um texto bíblico difícil, na maioria das vezes tudo o que precisamos fazer é ler seu contexto – os versículos que vêm antes e os que vêm depois. Leia todo o capítulo em que ele está. Depois, procure se familiarizar com a mensagem do livro inteiro. Mas nunca leia um versículo sem considerar o contexto.

Ler textos completos estimula a disposição de aprender e ajuda a ver o texto como ele realmente é. Não somos nós que devemos ensinar algo à Bíblia; é ela que deve nos ensinar. É importante comparar textos bíblicos que tratam do mesmo assunto, mas antes disso precisamos ler e reler um texto bíblico completo.

Quando buscamos a Deus de todo o coração, podemos dizer: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105).

*Baseado em Jon Paulien, What the Bible Says About the End-Time [Hagerstown, MD: Review and Herald, 1998], p. 36-40; idem, The Deep Things of God: An Insider’s Guide to the Book of Revelation [Hagerstown, MD: Review and Herald, 2004], p. 79-92.)

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *