Ser Pai é…

Ser Pai é quando a Proteção se expressa no Amor e na Incondicionalidade

por Israel Alencar





Segundo domingo de Agosto. Este dia é bastante conhecido pelos brasileiros. É nessa data que se comemora o Dia dos Pais. Essa tradição de estabelecer um dia comemorativo para os pais é bastante antiga. O primeiro relato que se tem de comemoração de Dia dos Pais tem mais de quatro mil anos, na antiga Babilônia. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Na Bíbia, a palavra “pai” aparece como sendo um dos epítetos de Deus. “Um só Deus e Pai de todos” (Efésios. 4:6). Se abrirmos o dicionário, veremos que genitor, e gerador são alguns dos sinônimos atribuídos à palavra “pai”. Deus, como criador, é o genitor do universo, Aquele que o gerou. Entretanto, a criação é apenas o primeiro dos fatos que nos torna filhos dEle.

É comum ouvirmos em determinadas situações o ditado: “Pai é aquele que assume e que cria”. Deus sempre demonstrou proteção, preocupação e amor a Seus filhos. “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus” (1 João 3:1). Um pai ama, protege e se preocupa com seu filho.

Um pai oferece tudo o que de melhor pode dar ao filho. Ao criar o ser humano e todo o planeta Terra, Deus proveu tudo o que era necessário para o bem estar e felicidade de Seus filhos, inclusive, liberdade para escolherem seus caminhos, mas o homem optou por caminhos distantes de Deus. Porém, um pai nunca abandona seu filho.

Mesmo diante de tanta ingratidão, Deus continuou amando o ser humano. Como um Verdadeiro Pai, Ele fez de tudo para poder salvar Seus filhos. Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Desde a queda do homem, Deus sempre buscou resgatá-lo. Independente do erro cometido, Ele perdoa a teimosia de Seus filhos e lhes oferece o caminho de volta para casa. É isso o que um verdadeiro pai faz. Ele se preocupa, ele aconselha, ele repreende, ele compreende, ele perdoa e dá carinho porque o amor paterno é um amor eterno. “Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí” (Jeremias 31:3).

Um verdadeiro pai é capaz de fazer coisas inimagináveis pra ver seu filho bem. Até mesmo, morrer por ele. Mas, por quê? Simplesmente, por amor. Que nós, filhos, possamos reconhecer o quanto nossos pais e nosso Grandioso Pai, nos amam e querem nosso bem estar.

Pode, às vezes, acontecer de um pai errar, pois também é um ser humano, um pecador. Mas, existe um Pai que não erra para conosco e que possui um amor incondicional. E DEle é o único amor eterno.

Que não somente nesse dia comemorativo dos pais, como também em todos os dias de nossas vidas, possamos agradecer aos nossos pais por tudo o que eles têm feito por nós, e que lembremos que existe um Deus, um Pai que nos ama sem medidas e que logo vai nos levar para estarmos junto a Ele.

Desejo um feliz Dia dos Pais ao meu e a todos!

Israel Alencar

_____
Israel Alencar é estudante de Administração na Universidade Estadual do Ceará. UECE)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

4 respostas para Ser Pai é…

  1. Israel

    temos a felicidade de sermos seus pais. Sei onde vc foi buscar inspiração.

    O infinito amor de Deus e do seu papai são uma certeza, guarde bem isso em seu coração. Quando a vida der os seus solavancos permaneça em paz, eles estarão ao seu lado e nada lhe faltará.

    O filho inspirou-se no pai ou Pais… o resultado foi essa composição tão amável e repleta de gratidão.

    Não é preciso que eu lhe relembre que as bençãos do honrar ao pai são suas, não é?

    Amei seu texto, ele me fez voltar no tempo e reviver algumas experiências também como filha.

    Valeu.

  2. Deus é Maravilhoso, Amor sem medidas!

    Ele me concede a Graça e a Benção de ter meus pais vivos e com saúde.

    Agradeço a Deus pelo meu pai que, apesar das falhas como todo ser humano, é um pai amoroso e dedicado para seus netos e para mim.

    Ele faz o seu impossível para ajudar-nos…

    É resmungão as vezes(risos), mas sempre está nos rodeando para nos socorrer em nossas necessidades. Já é um senhor idoso e com seus 77 anos de idade não mede esforços para atender um pedido de ajuda que fazemos…

    Agradeço meu pai por estar sempre presente e ao meu Pai Celestial por Ser sempre presente na nossa vida e na vida de meu pai.

    Israel,

    Lindo seu texto…

    Amei demais!

    Grande abraço da "tia" Bri!

  3. Anônimo diz:

    Sobrinho estimado,
    A Palavra de Deus diz que "ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda que for velho, não se desviará dele". Com certeza você tem excelentes pais e ,esperando no Senhor, você sempre será aquele que eles sonharam que fosse: obediente e temente a Deus.
    Parabéns pelo texto!

  4. Marta Gomes diz:

    Israel, que seu texto leve muitos filhos a refletirem no amor de Deus e no cuidado de seus pais.Fui eu quem postou o comentário chamando-o de sobrinho estimado.
    Um abraço. Tia Marta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *