Em seu livro Médico de Homens e de Almas a escritora inglesa Taylor Caldwell aborda a história de Lucas, o que se tornou um dos discípulos de Cristo, como “a história de peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, do sofrimento e da angústia, da dúvida e do cinismo, da rebelião e da desesperança até a compreensão de Deus”.
E ela continua em sua análise sobre Lucas dizendo: “Lucas não era judeu, nunca viu Cristo e tudo o que está escrito em seu Evangelho foi adquirido por meio de pesquisas e dos testemunhos da mãe de Cristo, dos discípulos e dos apóstolos. Mesmo assim tornou-se o maior defensor da fé cristã, e como Paulo não acreditou que nosso SENHOR Jesus tivesse vindo apenas para salvar os judeus. Justamente por isso, os dois, Paulo e Lucas, encontraram tantas dificuldades com os primeiros discípulos.”
Quem conhece a história da conversão de Lucas ao cristianismo não tem dificuldades em afirmar o quanto esse homem foi valioso para a verdade de Deus. Que história maravilhosa a sua! Foi realmente um grande médico.
E para ser fiel a essência de sua mensagem vou começar os estudos do “seu” evangelho, apresentando Aquele que foi por excelência o Médico dos médicos.
Convido-lhe, amigo leitor, a meditar neste discurso lido por ocasião de uma cerimônia de formatura no Curso de medicina:
“Boa noite a todos!
Hoje estou aqui para prestar uma homenagem ao primeiro, maior e melhor médico da história da humanidade!
Deus é esse médico, o Médico dos médicos, e o mais excelente conhecedor do corpo humano. Todas as células e tecidos, órgãos e sistemas, foram arquitetados por Ele, e Ele entende e conhece a sua criação melhor do que todos.
Que médico mais excelente poderia existir?
Deus é o primeiro cirurgião da história. A primeira operação? Uma toracoplastia, quando Deus retirou uma das costelas de Adão e dela formou a mulher.
Ele também é o primeiro Anestesista, porque antes de retirar aquela costela fez um profundo sono cair sobre o homem.
Deus é o melhor Obstetra especialista em fertilização que já existiu! Pois concedeu filhos a Sara, uma mulher que além de estéril, já estava na menopausa havia muito tempo!
Jesus, o filho de Deus, que com Ele é um só, é o primeiro pediatra da história, pois disse: “Deixem vir a mim as crianças, porque delas é o reino de Deus!”
Ele também é o maior reumatologista, pois curou um homem que tinha uma mão ressequida, ou, tecnicamente uma osteoartrite das articulações interfalangeanas.
Jesus é o primeiro oftalmologista, relatou em Jerusalém, o primeiro caso de cura em dois cegos de nascença.
Ele também é o primeiro emergencista a realizar, literalmente, uma ressuscitação cardio-pulmonar bem sucedida, quando usou como desfibrilador as suas palavras ao dizer: “Lázaro, vem para fora!”, e pelo poder delas, ressuscitou seu amigo que já havia falecido havia 4 dias.
Ele é o melhor otorrinolaringologista, pois devolveu a audição a um surdo. Seu tratamento? O poder de seu amor.
Jesus também é o maior psiquiatra da história, há mais de 2 mil anos curou um jovem com graves distúrbios do pensamento e do comportamento!
Deus também é o melhor ortopedista que já existiu, pois juntou um monte de ossos secos em novas articulações e deles fez um grande exército de homens. Sem contar quando ele disse a um homem coxo: “Levanta, toma a tua maca e anda!”, e o homem andou! O tratamento ortopédico de quadril mais efetivo já relatado na história!
A primeira evidência científica sobre a hanseníase está na Bíblia! E Jesus é o dermatologista mais sábio da história, pois curou instantaneamente 10 homens que sofriam desta doença.
Ele também é o primeiro hematologista, pois com apenas um toque curou a coagulopatia de uma mulher que sofria de hemorragia havia mais de 12 anos e que tinha gastado todo o seu dinheiro com outros médicos em tratamentos sem sucesso.
Jesus é ainda, o maior doador de sangue do mundo. Seu tipo sanguíneo? O negativo, ou, doador universal, pois nesta transfusão, Ele, ofereceu o seu próprio sangue, o sangue de um homem sem pecado algum, por todas as pessoas que tinham sobre si a condenação de seus erros, e assim, através da sua morte na cruz e de sua ressurreição, deu a todos os que o recebem, o poder de se tornarem filhos de Deus! E para ter este grande presente, que é a salvação, não é necessário FAZER nada, apenas crer e receber!
O bom médico é aquele que dá a sua vida pelos seus pacientes! Ele fez isso por nós!
Ele é um médico que não cobra pelos seus serviços, porque o presente GRATUITO de Deus é a vida eterna!
No seu consultório não há filas, não é necessário marcar consulta e nem esperar para ser atendido, pelo contrário, Ele já está à porta e bate, e aquele que abrir a seu coração para Ele, Ele entrará e fará uma grande festa! Não é necessário ter plano de saúde ou convênio, basta você querer e pedir! O tratamento que ele oferece é mais do que a cura de uma doença física, é uma vida de paz e alegria aqui na terra e mais uma eternidade inteira ao seu lado no céu!
O médico dos médicos está convidando você hoje para se tornar um paciente dele, e receber esta salvação e constatar que o tratamento que Ele oferece é exatamente o que você precisa para viver! Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até Deus a não ser por Ele. Seu nome é Jesus. A este médico seja hoje o nosso aplauso e a nossa sincera gratidão!”
Gostei muito deste parágrafo do livro Como Conhecer a Deus:
“Todavia, em nosso relacionamento com Jesus Cristo, quão freqüentemente nos encontramos na mesma posição dos gálatas, aos quais Paulo escreveu: “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais agora vos aperfeiçoando na carne?” Gálatas 3:3. Quão fácil é deslizarmos para um enfoque legalista do cristianismo e descobrir, na prática, se não na teoria, que a comunhão com Cristo é desprezada enquanto trabalhamos e lutamos para fazer o que é direito, mais uma vez procurando salvar a nós mesmos!”
Há uma verdade, que é a essência do Cristianismo, profunda aqui. Enquanto não percebermos que Jesus é o Médico e o Remédio viveremos sob a insensatez de havê-LO conhecido, crido em Sua existência e missão, mas não discernido nossa necessidade Dele. A graça de Cristo nos basta… precisamos compreender o significado dessas palavras!
Cristianismo não é um jogo das regras do pode e não pode. Temos que compreender a liberdade espiritual que a graça de Cristo nos proporciona. Temos que compreender que esta liberdade é capaz de nos render realmente livres, embora ainda com quedas e levantar, livres de nossas enfermidades espirituais.
Temos que compreender o que realmente Deus espera e deseja de nós. Temos que aprender a manter o olhar firme no SALVADOR e guardar o coração e a mente firme no querer do SENHOR.
“Nunca é suficiente apenas começar o relacionamento com Cristo. Não basta aceitar uma vez Sua graça perdoadora. Sem uma constante comunhão com Ele, o recebimento inicial de Cristo jamais será suficiente para a salvação.”
Não é suficiente, então, o reconhecimento apenas do Jesus Salvador. É preciso o Jesus Senhor em nossas vidas para que se cumpra o processo redentor. É preciso renúncias, entregas diárias e isto é, então, obra de toda uma vida. É a confirmação do aprendizado espiritual. Quantos se enganam com o discurso de uma vez salvo, salvo para sempre!
“Casar é importante, mas continuar casado é igualmente importante.”
Ruth Alencar
Sejam bem vindos!
Melhor visualização no Google Chrome e Firefox!
No Internet Explorer poderá ocorrer a não visualização de comentários postados ou poderá ocorrer a visualização de comentários sobrepostos aos posts recomendados: "Poderá também gostar de:".
Boa leitura a todos!
Olá.
Já me acostumei a ler os textos desse blog.
Especificamente esse texto eu imprimi e dei de presente a uma amiga de trabalho que está passando por um problema pessoal…. impressionante como a ótica feminina é cheia de tato e de verdade!
Parabéns a(o) autor(a)desse discurso.
Deus vos abençoe sempre.
PS: COloquei esse blog entre meus favoritos. Vou apresentá-olo à minha esposa.
ArmaduraAdventista,
infelizmente não sei quem foi o autor desse discurso. Um amigo me enviou esta semana por e-mail e estou procurando as referências… assim que encontrá-la com toda certeza farei menção.
Vc pode copiar o que quiser deste blog a idéia é esta sermos mensageiros da palavra que edifica. Compreendo que este é o sentido que o pastor John Piper fala quando diz que devemos servir ao SENHOR com a nossa mente.
Que o nosso Deus seja honrado e engrandecido. A Ele pois toda a glória pelos séculos dos séculos.
"Que o nosso Deus seja honrado e engrandecido. A Ele pois toda a glória pelos séculos dos séculos."
Amo os textos da Ruth!
Que Deus continue abençoando este Blog e que sirva como instrumento para levar a quem precisa e aceita, todas as bençãos que Ele nos oferece.
.
.
Um “achado”! Manifestação divina!
Só muita ignorância pode nos levar a não admitir que por trás de tão sublime inspiração esteja a mão do Divino.
.
.
É…Pedro não tenho a menor dúvida.
Sobre este texto-discurso, Médico dos médicos, a única coisa que descobri até agora foi que há uma menção de que ele foi proferido na PUC.
No mais… não é difícil admitir "que por trás de tão sublime inspiração esteja a mão do Divino."
Engraçado… eu não pensava em escrever este texto. Eu tinha acabado de receber um e-mail de um amigo contando-me sobre um problema emocional que ele estava passando.
Eu simplesmente comecei a pensar no que consistia a glória do homem e por que éramos tão fáceis de cair em armadilhas que nós mesmos erguiamos?
Pensava comigo mesma, a medida em que lia o e-mail do meu amigo, se a situação não seria outra se o primeiro lugar em seus sentimentos estivesse realmente ocupado por Ele, nosso Senhor.
Neste instante recebi um outro e-mail de um dos meus irmãos… e quanta alegria senti ao ver que estava lá… o Remédio.
Aí me vi escrevendo este texto… realmente Deus fala conosco. (risos)
Fico muito feliz por vcs terem compreendido a mensagem. Louvado seja o nosso Senhor!
.
.