Os índios Cherokees

Com carinho para o meu pequeno-grande e novo amigo Felipe e para os meus mais novos grandes amigos Rodrigo e Victor.
Leiam e guardem essas palavras:
Vocês conhecem a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?
Não? Então escutem…
Este era o ritual :
« O pai levava o filho à floresta no final da tarde, vendando-lhe os olhos e deixava-o sozinho. O jovem ficava sentado, sozinho, no topo de uma montanha a noite toda e não podia remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não podia gritar por socorro. Se ele passasse a noite toda lá, seria considerado um homem.
Ele também não podia contar a experiência aos outros meninos porque cada um deverá tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino por desconhecer o que lhe aguardava ficava naturalmente amedrontado. Ele era orientado para que em nenhuma hipótese pudesse retirar a venda. Ele ouviria toda espécie de barulho, mas não poderia tirar a venda. Animais selvagens poderiam aproximar-se dele. Mas, ele não poderia tirar a venda. Talvez alguns humanos pudessem feri-lo. Insetos e cobras poderiam vir picá-lo… Ele poderia sentir frio, fome e sede. Mas, não poderia tirar sua venda.
Segundo os Cherokees, esse é o único modo de um menino tornar-se um homem.
Finalmente, após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida. Ele, então, descobre seu pai, sentado ali na montanha, perto dele. Ele ficara a noite inteira lhe protegendo dos possíveis perigos. »


Se algum dia a solidão assombrar o coração de vocês e vocês se confrontarem com o medo do desconhecido, lembrem-se que vocês não estão sozinhos. Nunca estarão, porque Deus prometeu que jamais esqueceria de vocês e que tem o nome de cada um de Seus filhos escrito na palma de Sua mão.
« Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; » Isaías 49 :16

Na experiência dos índios Cherokees, o pai manteve-se a uma distância adequada para não interferir na escolha do filho. Deus age assim, criou-nos livres para que fôssemos livres.

Sejam sábios, convidem sempre Deus para estar ao lado de vocês. E não tenham medo, pois Ele foi capaz de dar a própria vida por vocês.

Ruth Alencar


Adicionar aos favoritos o Link permanente.

25 respostas para Os índios Cherokees

  1. Sejam bem vindos!

    Melhor visualização no Google Chrome e Firefox!

    No Internet Explorer poderá ocorrer a não visualização de comentários postados ou poderá ocorrer a visualização de comentários sobrepostos aos posts recomendados: "Poderá também gostar de:".

  2. Felipe diz:

    ola Ruth muito obrigado, achei lindo e fiquei com dó do papai do céu. Ele é meu heroi.

  3. Ferrarezi diz:

    olá Ruth muito obrigado.
    Muito linda a mensagem.

  4. Meninos

    nunca se esqueçam disto: confiem inteiramente nos caminhos do Senhor. São os melhores.

    Somente quando entregamos o coração em submissão a autoridade de Deus em nossas vidas somos realmente vitoriosos.

    Saibam que a preocupação maior de Deus não são nossas ações ou nossa aparência. Sua verdadeira preocupação é com o estado do nosso coração. Afinal, é dele que procedem nossas ações.

    Criem o hábito de se conhecerem. O rei Salomão disse: " Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque procedem as fontes da vida" (Prov. 4:23)

    Firmem um compromisso com o Senhor Jesus, Ele já fez o que devia ser feito por vocês: deu Sua própria vida, para que vocês tivessem vida. Ama profundamente vocês.

    Aquela cruz era para vocês, mas Ele a tomou como Sua. Tomou o lugar de vocês, o de cada um de nós.

    Se não vivermos comprometidos com Deus, como os outros que estao próximos de nós conhecerão a Jesus como seu Salvador?

    Que Deus os abençoe hoje e sempre.

  5. Yoshi diz:

    Muito legal esse post. Existe um Jipe que é conhecido como "Cherokee", que é uma tribo dos Estados Unidos. Tenha um bom dia.

    Obs: A minha conta do google está com o nome "Yoshi" demido ao meu Blog. Ou seja, quem escreveu esse comentário foi o Victor.

  6. Rutinha,

    O Victor tem um blog de piadas e curiosidades… Coisas de adolescentes…hehe E O nome dele lá é Yoshi.

    Estava me lembrando de uma experiência que o Rodrigo teve em outubro de 2008. Ele estava na escola na hora do recreio quando a rótula do joelho dele saiu do lugar.

    Foi então que ele se lembrou da promessa que Deus estaria com ele em todos os momentos. Nessa fração de segundos em que teve o pensamento, a rótula voltou ao lugar sem que "ninguém" a tocasse…

    Ainda faremos uma meditação sobre esta experiência.

  7. aguardando com ansiedade…

  8. China, o Huno diz:

    CHEROKEE! BEM LEMBRADO!

    Pergunta:

    Para onde vão as almas daqueles que, além de não serem batizados, não tiveram a oportunidade de conhecer o "senhor", como, por exemplo, os cherokees?

    Para livrar a cara do judaísmo (porque se assim não o for, qual o sentido do novo testamento?):

    "I Corintios 10:02 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés"

    que, se considerarmos a bíblia uma referência histórica fiável, nunca foi um povo de aceitação e missão para com os "goy".

    Abraços.

    P.S.: Ah, "batizados em Moisés" leva-se em consideração que naquela ocasião havia tb crianças.

  9. China

    Não se reprima… pode participar a vontade.
    Vc perguntou:

    1. “Para onde vão as almas daqueles que, além de não serem batizados, não tiveram a oportunidade de conhecer o "senhor", como, por exemplo, os cherokees?”

    Sugiro a leitura deste texto:

    http://novotempo.com/namiradaverdade/2009/05/07/como-os-indios-serao-salvos-sem-terem-contato-com-a-biblia/

    Qualquer pergunta que quiser fazer ainda sobre este assunto sinta-se livre para fazer.

  10. Vc disse:

    "Para livrar a cara do judaísmo (porque se assim não o for, qual o sentido do novo testamento?)"

    Não concordo com isto. Nem de longe esta é a "missão" do Novo Testamento.

    Quanto a este texto:

    "I Corintios 10:02 e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés"

    que, se considerarmos a bíblia uma referência histórica fiável, nunca foi um povo de aceitação e missão para com os "goy".

    Abraços.

    P.S.: Ah, "batizados em Moisés" leva-se em consideração que naquela ocasião havia tb crianças.

    Esclarece para mim,por favor, o que vc quer saber com relação a este texto.

    abraço

  11. China, o Huno diz:

    Poxa, Ruth, até li as argumentações do tal jornalista no sítio que vc indicou mas, na minha opinião, achei mais furada que cueca de mendigo.

    Mas, fica aqui uma lição. Ele diz que por meio de uma consciência moral todos sabemos que transar com a mãe não é certo, MAS QUE HÁ EXCEÇÕES!!!

    Bem lembrado, assim podemos acreditar que nas religiões existem dogmas, mas que exceções devam ser feitas às suas verdades. Ok?

    Abraços. 😉

  12. obrigada pelo convite.

    já havia assistido outros videos deste canal.

    respeito a opinião…

  13. China
    vc disse:

    "Mas, fica aqui uma lição. Ele diz que por meio de uma consciência moral todos sabemos que transar com a mãe não é certo, MAS QUE HÁ EXCEÇÕES!!!

    Bem lembrado, assim podemos acreditar que nas religiões existem dogmas, mas que exceções devam ser feitas às suas verdades. Ok?"

    Honestamente, foi isto mesmo que vc entendeu? Ou o que vc queria entender lhe fez compreender assim?

  14. Eis o texto real escrito por Leandro Quadros:

    "Como os índios serão salvos sem terem contato com a Bíblia?

    Essa pergunta é muito importante porque a resposta a ela nos mostrará o quanto Deus é amor e justiça.

    A Bíblia diz que o Criador se revela ao ser humano “de muitas maneiras” (Hebreus 1:1), o que indica que a própria Palavra de Deus não é o único meio de revelação Divina.

    Não irei me deter nas várias formas pelas quais Deus revela a vontade dEle (consciência, circunstâncias, profetas, etc). Quero me ater naquelas que Ele usa para mostrar aos povos indígenas (e povos pagãos) que Ele existe:

    1) A Natureza: As obras criadas são outro livro Divino que pode ser lido por qualquer pessoa (Salmo 24:1). Romanos 1:20 esclarece bem esse ponto:

    “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.” Romanos 1:20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).

    Percebe? Deus se revela aos índios por meio da natureza. Se eles viverem de acordo com a luz que receberam do Espírito Santo por meio das obras criadas – ao ponto de o reconhecerem e aceitarem o Criador – o Senhor levará isso em conta no dia do juízo.

    A Consciência Moral: Dentro de cada um de nós há princípios morais que nos dizem o que é certo ou errado. Seja um ateu, índio ou cristão, todos possuem valores dentro de si que são universais, como, por exemplo: manter relações sexuais com a mãe é errado. (Claro: há poucas exceções em algumas culturas)."

    continua…

    ———–

    O que eu penso…

    Ele apenas citou que existem culturas onde isto não é considerado anormal. Ele não afirmou que estas exceções seriam moralmente corretas.

    Acho que houve um problema de interpretação ou de compreensão sua aqui…

  15. continuando o texto de Leandro Quadros…

    Esse foi um dos argumentos (o da Consciência Moral existente em cada ser humano) que convenceu o maior ateu dos últimos cem anos – o filósofo Antony Flew – a acreditar na existência de Deus!

    Portanto, sendo que cada um será julgado “segundo as suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12), podemos concluir que no juízo Deus levará em conta o conhecimento que a pessoa teve dEle (independe do meio, pois o Senhor tem várias formas de mostrar a Sua vontade) e o que ela fez com tal conhecimento (se viveu de acordo com ele ou não).

    E, a boa notícia não se encerra aqui. As Sociedades Bíblicas têm feito um trabalho extraordinário em traduzir a Bíblia para dialetos indígenas! A Sociedade Bíblica do Brasil, por exemplo, capta recursos para realizar a nobre tarefa de disponibilizar a Bíblia a cerca de 370000 pessoas que falam aproximadamente 180 idiomas diferentes. Veja que relato bonito de um irmão índio que teve acesso às Escrituras na língua dele (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil. Link: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=111&p=17)

    “Obrigado Deus. O Senhor Jesus preparou cada um de nós, principalmente, nossos índios, o meu irmão índio Guarani, Kaingang, … e demais irmãos índios que estão presentes. Ele nos preparou para que tenhamos a Palavra dele na nossa língua. Quando eu leio a Palavra de Deus na nossa língua eu entendo melhor. Creio também que cada um de nós, como o Guarani, e os demais que leiam essa Palavra no seu idioma puro, entendem melhor essa Palavra de Deus. Então eu agradeço a Deus por causa disso. Deus nos deu uma grande oportunidade. E também preparou muitas pessoas para trazer essa mensagem para cada um de nós.”

    (Salvador Sanches, líder do povo Kaiowá – localizado no Mato Grosso do Sul, Brasil – durante o lançamento da Bíblia completa em Guarani-Mbya, em Rio das Cobras, Município de Nova Laranjeira – PR).

    Assim, vemos que ninguém ficará sem ter a oportunidade de conhecer a Deus e O aceitar.
    Nosso Deus é muito bondoso: Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos se arrependam de seus pecados e tenham a chance de serem salvos (1 Timóteo 2:4).

    Um abraço e que Deus lhe abençoe,"

    Leandro Soares de Quadros
    Consultor bíblico
    Jornalista

  16. China, o Huno diz:

    Se vc me responder apenas por que orações não regeneram membros amputados eu vou fazer de conta que a energia gasta por cristãos em acabar com a razão ateista seria melhor gasta se tentassem ajudar uma pessoa faminta qualquer.

    Aliás, vcs poderiam me explicar pq jogadores de futebol quando fazem seus gols comemoram "agradecendo a deus"?

    O outro time orou menos, por esta razão não tem o direito divino de ganhar a partida?

    Ou o insucesso alheio é bem vindo aos olhos de um deus que preocupa-se apenas em garantir seu ego esplendorosamente gigante, já que quem agradece mais e publicamente parece merecer mais vitórias, não é verdade?

    Ah, e não me venham com a ladainha de que eu vejo apenas o que eu quero.

    Na verdade, já mostrei a várias pessoas suas postagens e seria extremamente chato começarmos a dar nomes aos bois no que tange a sua infinita necessidade de conjecturar eufemismos do tipo "respeito sua opinião", para tentar sanar qualquer dúvida que aparentemente possa caber ao seu real preconceito contra quem quer que seja contra suas vagas opiniões como, por exemplo, "Honestamente, foi isto mesmo que vc entendeu? Ou o que vc queria entender lhe fez compreender assim? ".

    Tá ficando chato.

  17. China, o Huno diz:

    "Ele apenas citou que existem culturas onde isto não é considerado anormal. Ele não afirmou que estas exceções seriam moralmente corretas.

    Acho que houve um problema de interpretação ou de compreensão sua aqui…"

    Vc tá de gozação?
    Tá me chamando de burro?
    Quão peculiar é a sua interpretação…

    Sabe o que significa paralelo?

    Então, tente, pelo menos uma vez, pedir para uma outra pessoa tentar te ajudar a entender o que eu digo ou, definitivamente, pare de distorcer as coisas.

    É feio, imoral, indelicado, agressivo, preconceituoso, mentiroso, ridículo, infame e xenófobo.

  18. China, o Huno diz:

    Por que não existem adventistas gays?

  19. "Se vc me responder apenas por que orações não regeneram membros amputados eu vou fazer de conta que a energia gasta por cristãos em acabar com a razão ateista seria melhor gasta se tentassem ajudar uma pessoa faminta qualquer."

    China, por favor, vc está sempre fazendo questão de nos transformar em inimigos. Eu nunca disse que os ateistas são irracionais ou sem morais. Rapaz eu tenho no meu ciclo de amizades espiritas, ateistas, católicos, cristãos e nos entendemos pq somos capazes de nos repeitar. Eles leem inclusive o que posto e interessante a reação deles não é assim tão raivosa.

    Mas, eu entendo… eles têm a favor o fato de me conhecerem e sabem que sou alguém mais além destas letras.

    Quanto às orações, eu creio em milagres. Mas, minha fé não se baseia neles.

    Quanta a sua primeira pergunta veja este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=AWBTfWO5lPA

    Cristianismo verdadeiro é algo pessoal. Não creio que eu deva publicar o que faço como cristã pelo meu próximo. Mas, eu posso conversar sobre minha fé. Vc é livre para ler ou não. Sinceramente, não sei o que está lhe incomodando tanto se vc é livre.

  20. Aliás, vcs poderiam me explicar pq jogadores de futebol quando fazem seus gols comemoram "agradecendo a deus"?"

    E eu sei?! (risos)

    Talvez pq tenham a fé pessoal de que Ele os ajudou… no dia que vc encontrar um jogador que faça isto pergunte.

    "Ou o insucesso alheio é bem vindo aos olhos de um deus que preocupa-se apenas em garantir seu ego esplendorosamente gigante, já que quem agradece mais e publicamente parece merecer mais vitórias, não é verdade?"

    China, não creio que Deus esteja envolvido nisto. Não que seja pecado torcer por um time. Meu esposo e filho vão ao estádio e são cristão. Eles apenas não envolvem Deus nisto.

    Isto é uma disputa, diversão, competição… jogo dos homens.

    "Na verdade, já mostrei a várias pessoas suas postagens e seria extremamente chato começarmos a dar nomes aos bois no que tange a sua infinita necessidade de conjecturar eufemismos do tipo "respeito sua opinião", para tentar sanar qualquer dúvida que aparentemente possa caber ao seu real preconceito contra quem quer que seja contra suas vagas opiniões como, por exemplo, "Honestamente, foi isto mesmo que vc entendeu? Ou o que vc queria entender lhe fez compreender assim? ".

    Respeito sua opinião. O que mais poderia dizer? É este o meu sentimento. Não estou aqui para me exibir…

  21. Vc disse

    "Ele apenas citou que existem culturas onde isto não é considerado anormal. Ele não afirmou que estas exceções seriam moralmente corretas.

    Acho que houve um problema de interpretação ou de compreensão sua aqui…"

    Vc tá de gozação?
    Tá me chamando de burro?
    Quão peculiar é a sua interpretação…

    Sabe o que significa paralelo?

    Então, tente, pelo menos uma vez, pedir para uma outra pessoa tentar te ajudar a entender o que eu digo ou, definitivamente, pare de distorcer as coisas.

    É feio, imoral, indelicado, agressivo, preconceituoso, mentiroso, ridículo, infame e xenófobo."

    ____________

    … respeito seus sentimentos e opinião, vc tem até o direito de sentir raiva das coisas que escrevo, mas não tem o direito de colocar em meu coração ou lábios palavras e sentimentos seus.

    Não vamos discutir pessoas China, mas idéias.

  22. Vc perguntou:

    "Por que não existem adventistas gays?"

    E quem disse que não tinha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *