Ano Bíblico 2020 – 1º Dia O Reino Radical – Refletindo Mateus 5:3

 
 

 

Por George Knight
 

Mateus 5:3  

“Bem-aventurados
os pobres em espírito,
porque deles é o Reino dos Céus.”

 
“Essa não parece ser uma boa maneira de começar um sermão. Quero dizer, não é politicamente correto. Falta a delicadeza e bom senso de alguém especializado em relações públicas.
 
Afinal, quem deseja ouvir sobre pobreza de espírito? Esse pregador não está sintonizado com o mundo. Para ser “bem-sucedido”, você tem que dar às pessoas o que elas querem; tem que apresentar-lhe as palavras e ideias que elas desejam ouvir.
 
E qualquer ouvinte sabe que as pessoas se enchem de alegria com mensagens tais como: “Bem-aventurados os ricos” ou “Bem-aventurados os ricos de espírito”.
 
Bem, se Jesus realmente desejava atrair uma multidão, Ele tinha que inteirar-Se dos métodos do mundo. Com uma mensagem do tipo: “Bem aventurados os pobres de espírito”, Ele nunca atingiria a maioria das pessoas. Ele nunca alcançaria o tipo de sucesso que é respeitado pela cultura em geral.
 
Mas é exatamente aí que está a diferença entre os valores convencionais e Jesus. Ele não estava preocupado com a admiração do mundo à Sua volta. Preocupava-Se em estar em sintonia com Deus.
 
Como resultado, Sua mensagem é o oposto daquela da cultura em geral. É uma mensagem contrária à sabedoria do mundo. Aos olhos do mundo, Jesus está pregando uma mensagem contracultural. Na realidade, essa primeira bem-aventurança inverte o sistema de valores do mundo. Ela revoluciona as coisas.

O reino de Jesus é um reino radical, e seus cidadãos também serão radicais. Essa é a mensagem surpreendente das Bem-aventuranças, do Sermão do Monte, e de todo o Novo Testamento.
 
“Bem-aventurados os pobres de espírito” Essa é uma das declarações mais radicais do mundo. Contudo, constitui a base da mensagem cristã de Jesus.
 
E essa mensagem é pessoal, para mim e para você. Temos que escolher entre Jesus e o mundo – entre seus valores e os dEle. Nas Bem-aventuranças, Jesus estabeleceu os princípios centrais de Seu reino radical.” 

George Knight
 
 
 
 
 

Conheça o livro de Mateus

Leitura Complementar:

Na encosta da montanha – Capítulo 1 – por Ellen White – CPB

As Bem- Aventuranças – Capítulo 2 – por Ellen White – CPB pág. 8 – 10 , Mateus 5: 2 – 3

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

6 respostas para Ano Bíblico 2020 – 1º Dia O Reino Radical – Refletindo Mateus 5:3

  1. Ruth Alencar diz:

    Não há nada mais perigoso para o verdadeiro cristianismo do que o orgulho espiritual.

    É no relacionamento íntimo com Deus que discernimos o esquadrinha que Ele faz no nosso coração. É quando vemos revelado quem somos e quem deveríamos ser.

    Naturalmente somos mesquinhos, egoístas e orgulhosos. O que acontece conosco quando nos relacionamos com Deus em nosso viver diário são verdadeiros atos da misericórdia divina. Maravilhoso Jesus!

    • Iolanda Diniz diz:

      Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais seremos confrontados com as nossas limitações, mas CRISTO não veio para nos condenar, ELE veio para nos libertar.

  2. Pingback:Ano Bíblico 2020 – Adultos – Nossas Letras e Algo Mais

  3. Luciano Souza diz:

    Querida amiga Ruth, quão oportuna foi essa leitura para mim nessa primeira manhã de 2020! Grato a Deus por te usar na organizacao e exposição desse conteúdo.
    Imagino o tempo e recursos dedicados a tal obra, que o Eterno lhe abençoe proficuamente em sua jornada! Desejo te seguir aqui nessa caminhada literária.

    • Ruth Alencar diz:

      Que bom vê-lo juntar-se a nós nessa jornada de aprendizado. Louvo a Deus por sua presença amigo e irmão, Luciano. Desejamos a você um feliz Ano Novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *