Ano Bíblico 2020 – 32º Dia: Invertendo uma das Bem-aventuranças – Lucas 19: 10

Leitura BíblicaLucas 19: 10

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.”

O livro de Lucas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem-Aventuranças

Uma das coisas mais fáceis no mundo é entender as> coisas às  avessas. Isso é o que acontece especialmente com a quinta bem-aventurança. Muitos a leem como se dissesse: “Se eu tiver misericórdia e perdoar meus semelhantes, Deus terá misericórdia e me perdoará.” Em outras palavras, se eu sou misericordioso para com os outros, então Deus, e só então, terá misericórdia de mim.

O problema dessa interpretação é que ela contraria totalmente as Escrituras. Deixa de considerar quão perdido realmente sou, e quão sem esperança. Deixa de responder pela seriedade do problema do pecado.

A Bíblia retrata Deus como Aquele que, em Sua misericórdia, sempre toma a iniciativa de estender a mão e ajudar os perdidos em sua condição, mesmo antes de eles saberem que estão perdidos.

Assim sendo, é Deus quem busca Adão e Eva em sua nudez após a queda. É Deus quem toma a iniciativa de buscar a ovelha perdida e a moeda perdida conforme Lucas 15, e é o Pai que vai conversar com o filho mais velho na história do filho pródigo, nesse mesmo capítulo.

Deus tanto amou o mundo que tomou a iniciativa de dar Seu Filho Unigênito, e esse Filho veio “para buscar e salvar” os que estavam sob a sentença de morte.

Ellen White deixa isso bem claro quando escreve: “É o próprio Deus a fonte de toda a misericórdia. Seu nome é ‘misericordioso e piedoso’. Êxodo 34:6. Ele não nos trata segundo os nossos merecimentos. Não indaga se somos dignos de Seu amor, mas derrama sobre nós as riquezas desse amor, a fim de fazer-nos dignos.” – O Maior Discurso de Cristo, pág. 22.

Portanto, eu não sou misericordioso porque quero ser salvo. Não! Como cristão, sou misericordioso porque já fui salvo. Fui resgatado do abismo do pecado e da morte pelo Deus de toda a misericórdia.

Qual é o resultado? Tenho um desejo ardente de ser misericordioso em minha vida diária. Quero passar adiante o dom de Deus.

Leitura Complementar: Cristianismo Puro e Simples

Capítulo a ler hoje: As Três  Partes da Moral

Não poderei postar os capítulos deste livro aqui no Nossas Letras. Entretanto, se você não o tiver, aproveito para indicar o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Livraria Família Cristã

Saraiva

Amazon

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *