Ano Bíblico 2020 – 4º Dia – A Obra do Consolador – João 16: 7 – 8

Por George Knight
Caminhando com Jesus no sermão do Monte

“Mas Eu vos digo a verdade: convém-vos que Eu vá, porque, se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, Eu for, Eu vo-lo enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. João 16:7 e 8.

Uma das coisas mais maravilhosas sobre o cristianismo é que nunca estamos sozinhos. Por causa do amor infinito de Deus, cada um de nós tem o auxílio do Espírito Santo na vida pessoal.

O Espírito Santo, em nosso texto de hoje, é caracterizado em várias traduções não apenas como “o Consolador”, mas como “o Auxiliador” (BLH) e “o Conselheiro” (NVI). Na verdade, Ele é tudo isso e muito mais. De todas as pessoas, os cristãos são os mais abençoados porque têm um Membro da Divindade trabalhando ativamente com eles todos os dias. Precisamos louvar mais a Deus pelo Consolador.

Mas a obra do Espírito em nossa vida não se resume só em consolar – ou pelo menos não de imediato. Algumas vezes Sua obra é inicialmente a de incomodar. Até mesmo magoar. Porque, você sabe, é obra do Espírito nos convencer do pecado. É obra do Espírito nos dizer que algo está errado em nossa vida; que não somos o que devíamos ser; até mesmo que somos egoístas, mesquinhos ou orgulhosos. Ele sempre está esquadrinhando as áreas de nossa vida que gostaríamos de manter secretas.

Mas, na verdade, essa obra é unicamente de misericórdia. É como aquela do médico que nos examina no nível físico para precisar se temos uma doença perigosa.

Ouça o Espírito Santo. Ele tem uma mensagem que precisamos ouvir. E a mensagem de que somos indignos desde o nascimento. Ele nos convence de nossa pobreza espiritual. Mas Sua obra envolve mais do que isso. O Consolador também aponta a solução para todos os nossos problemas – Jesus Cristo, Seu sacrifício por nós na cruz, e a justiça ilimitada que Ele deseja nos imputar.

Louve a Deus pela obra do Consolador. Ele aponta nossa pobreza para que possamos nos tomar ricos em Jesus.

Leitura Complementar

Cristianismo Puro e Simples – Introdução página 23 – 28

Obviamente, infelizmente não poderei postar os capítulos deste livro aqui. Entretanto, aproveito para indicar o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Saraiva

Amazon

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

6 respostas para Ano Bíblico 2020 – 4º Dia – A Obra do Consolador – João 16: 7 – 8

  1. Iolanda Diniz diz:

    O ES é o maior presente que temos aqui na terra…

    • Ruth Alencar diz:

      Sim, Iolanda. É Deus conosco tabernaculando e intercedendo. A Trindade é perfeita no Seu amor, nós é que somos tardios em discernir e aceitar. Maravilhoso Deus Criador.

  2. Ruth Alencar diz:

    Que Deus nos ajude, pois atė mesmo a fé vem pelo ouvir a Sua Palavra.

    Responder

    Deixe uma resposta

  3. Katiana diz:

    Que maravilhoso foi Jesus ter deixado o consolador, para nós reconhecermos que somos pecadores.

  4. Katiana Feitosa diz:

    Jesus e nosso guia, e na sua imensa sabedoria não nos deixou só, agraciou nossas vidas com o consolador.

  5. Maristela diz:

    Vem Espírito Santo, vem transformar meu ser.
    Dá-me Tua paz, na luz do Teu ser,
    É o que te peço, amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *